Mostrar registro simples

dc.creatorPinto, Lize Maria Cardoso Calvano
dc.date.accessioned2016-10-04
dc.date.available2016-10-04
dc.date.issued2016-05-19
dc.identifier.citationPINTO, Lize Maria Cardoso Calvano. NOWADAYS SUBJECTIVE EXPERIENCE OF MANAGER. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10369
dc.description.abstractThis research aimed to identify the subjective experience and the psychological repercussions of workers in management functions in post-modern organizations. For this, two studies were conducted. The first one is a multiple case study that aimed to know the subjective experience of managers, at different stages of career, in post-modern organizations. It was observed that both are imprisoned to the lifestyle and choices driven by dominant discourses and by the conditions that the company imposes. In both cases, there is vulnerability of the subjects towards the mediation strategies adopted by companies, since the rewards compensate the sacrifices. The main difference observed between the two is that the most experienced one showed some evidence of awareness of the suffering experienced to have that career, as the one who is starting is quite far from any possibility of criticizing the dynamics in which he is taking part. The second study consisted of a single case study that aimed to know the suffering caused by managerial power in a person who played a management role in business for over 30 years. With this study it was possible to relate to literature and develop a discussion that clarified the following: denial and normalization of a suffering experience caused by work throughout a career, the need to show oneself always productive, with inability to slow down or disconnect from work, the enhancement of suffering due to conflicting stimuli and ethical crisis when he began to realize the superficiality and the vulnerability of his position and his identity towards the adherence to the company's identity. This work has shown that it is necessary a deepening on the subject and more studies that consider this view, including other methods, since it was found little research in Brazil that are exploring this topic.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGerênciapor
dc.subjectOrganizaçõespor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectOrganizationseng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectPostmodernityeng
dc.titleVivência subjetiva do gerente na atualidadepor
dc.title.alternativeNowadays subjective experience of managereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou conhecer a vivência subjetiva e as repercussões psicológicas de trabalhadores que exercem função de gerência em organizações pós-modernas. Para tanto, foram realizados dois estudos. O primeiro trata-se de um estudo de casos múltiplos que objetivava conhecer a vivência subjetiva de gerentes, em fases distintas de carreira, em organizações pós-modernas. Foi possível observar que ambos são aprisionados ao modo de vida e escolhas impulsionadas por discursos dominantes e pelas condições que a empresa impõe. Em ambos os casos, existe a vulnerabilidade dos sujeitos diante das estratégias de mediação adotadas pelas empresas, uma vez que as recompensas compensam os sacrifícios. A principal diferença observada entre os dois é que o mais experiente demonstrou alguns indícios de consciência a respeito do sofrimento que vivenciou para ter essa carreira, enquanto o sujeito que está começando encontra-se completamente distante de qualquer possibilidade de criticar a dinâmica no qual faz parte. O segundo estudo constituiu-se de um estudo de caso único que teve o objetivo de conhecer o sofrimento provocado pelo poder gerencialista em um sujeito que desempenhou função gerencial em empresas durante mais de 30 anos. Com esse estudo foi possível relacionar com a literatura e desenvolver uma discussão que elucidou os seguintes aspectos: a negação e normalização de uma vivência de sofrimento provocado pelo trabalho durante toda uma carreira, a necessidade de se mostrar produtivo sempre, com incapacidade de desacelerar ou desconectar do trabalho, a potencialização do sofrimento em decorrência de estímulos conflitantes e a crise ética quando passou a perceber a superficialidade e a vulnerabilidade de sua posição e de sua identidade diante da adesão à identidade da empresa. Esse trabalho mostrou que é necessário um aprofundamento no tema e mais estudos que considere esse viés de pesquisa, inclusive com outros métodos, uma vez que foram encontrados poucos estudos no Brasil que estejam explorando esta temática.por
dc.contributor.advisor1Perrone, Claudia Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707578H8por
dc.contributor.referee1Santos, Samara Silva dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602265197011por
dc.contributor.referee2Monteiro, Janine Kieling
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2363463322940278por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentPsicologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples