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dc.creatorMilder, Camilla Rodrigues
dc.date.accessioned2013-09-11
dc.date.available2013-09-11
dc.date.issued2013-06-07
dc.identifier.citationMILDER, Camilla Rodrigues. Por debaixo dos panos: a construção da imagem da prenda tradicionalista por meio de exposição fotográfica do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11010
dc.description.abstractThe following dissertation produced a photographic exposure in order to make the record and also make more visible the activities of the prendas of the Noel Guarany Gaucho Traditions Department, linked to Federal University of Santa Maria. The Department is composed by students, teachers and employees of the University itself that supports the cultural demonstrations, allowing the insertion of the traditionalist community, valorizing the local and regional patrimony. This work tried to understand how is the work of the woman representation as a prenda given, from the eyes of the Traditionalist Move in the DTG Noel Guarany s entity. By observing the attendance of the DTG in nine events done by the state of Rio Grande do Sul, they realized the symbolic game of power, honor, dressing patterns, individual assertion and also collective action existing around a prenda . By searching a way to express a product, the knowing acquired along the contact if the prendas , an organization of the photographic exposure showed up and it has the construction of the prenda as a general theme composed by six sub-themes selected through the screen of photographs the surrounding; prenda s makeup, the changing making of and making themselves up; the dance, the initial connection between the woman and her role in the Tradition Center, one element which all the garments is organized; the singing, the voice as an musical instrument through the rhythm, de tuning and the interpretation is one of the modalities of the contests that the DTG subscribe their participants; the relationship with the peon, characterized by the interpretation during the dances under the eyes, smiles, the entourage to the prenda and valorizing of her delicacy. The work that was done, was based in two dissertations chapters of bibliographic research and the third one having the photographs produced and the elements needed for the production and execution of one photographic exposureeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrendapor
dc.subjectMovimento Tradicionalista Gaúchopor
dc.subjectConstrução de imagempor
dc.subjectExposição fotográficapor
dc.subjectPrendaeng
dc.subjectExposure hotographyeng
dc.subjectImagetic constructioneng
dc.subjectGaucho Traditions Departamenteng
dc.titlePor debaixo dos panos: a construção da imagem da prenda tradicionalista por meio de exposição fotográfica do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guaranypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação produziu uma exposição fotográfica a fim de realizar o registro e também dar visibilidade às atividades das prendas do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria. O Departamento é composto por estudantes, professores e técnicos administrativos da própria Universidade, que apoia as manifestações culturais, permitindo a inserção da comunidade tradicionalista, valorizando o patrimônio local e regional. Buscou-se entender como se dá a construção da representação da mulher na figura da prenda, sob o olhar do Movimento Tradicionalista na entidade do DTG Noel Guarany. Ao observar a participação do DTG em nove eventos realizados pelo estado do Rio Grande do Sul percebeu-se o jogo simbólico de poder, honra, recato, afirmação individual e coletiva existente em torno da prenda. Ao buscar uma maneira de externar em um produto o saber adquirido ao longo do contato com as prendas, surgiu a organização da exposição fotográfica que tem a construção da prenda como tema geral composta por seis subtemas selecionados através da triagem das fotografias o entorno, as pequenas ambiências organizadas para situar a prenda ou o grupo nos concursos e apresentações; a produção da prenda, o making of do vestir-se e maquiar-se; a dança, o elo inicial entre a mulher e sua participação nos Centros de Tradições, elemento pelo qual toda a indumentária é organizada; o canto, a voz como instrumento musical através do ritmo, da afinação e da interpretação é uma das modalidades dos concursos que o DTG inscreve participantes; a Ciranda de Prendas, evento anual onde as prendas são submetidas às provas artísticas e teóricas a fim de conquistar a faixa de destaque como 1ª, 2ª, e 3ª Prenda nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta; e a relação com o peão, caracterizado pela interpretação durante as danças através dos olhares, sorrisos, o cortejo à prenda e valorização de sua delicadeza. O trabalho que se fez fundamentou-se em dois capítulos dissertativos de pesquisa bibliográfica e o terceiro contendo as fotografias produzidas e os elementos necessários para a produção e execução de uma exposição fotográfica.por
dc.contributor.advisor1Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863155517478900por
dc.contributor.referee1Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6418022027415183por
dc.contributor.referee2Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9962424591141586por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0372677879572972por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor


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