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dc.creatorFlores, Anna Claudia da Costa
dc.date.accessioned2014-10-08
dc.date.available2014-10-08
dc.date.issued2014-06-04
dc.identifier.citationFLORES, Anna Claudia da Costa. Education program sheet to users of Sector Library Center Education UFSM. 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11028
dc.description.abstractThe careless way some users Sector Education Center Library (BSCE) deal with material that is placed at their disposal highlight the urgent need to put in place a Heritage Education Program (PEP) with actions to raise awareness of users regarding the use of the acquis proposal arose because of the realization of a large number of damaged and missing even works. The Library System (SIB) of the Federal University of Santa Maria (UFSM) available to the academic community stuff like books, periodicals, pamphlets, posters and DVDs, in addition to technological resources like internet and Journal Portal Capes that can be used in their activities teachers, students and technical-administrative. This material is relevant to user searches currently involved, but also for those prospective students or servers. We considered this research applied qualitative approach because the results of observations obtained through conceptual research, examples of applicability of Heritage Education and analysis of current legislation regarding the handling of public equity, can form a set of elements that provide knowledge to implement strategies to encourage the exercise of citizenship and the use of the library. Cultural or educational libraries and their functions were studied; concepts that guide the Heritage Education and public property; examples of applying local Heritage Education and abroad; harmful to the collection agents; legal aspects such as civil and criminal liability of the user; and diffusion methods in libraries, developing a Heritage Education Program that addresses educational and cultural activities, sensitizing staff and teachers, appropriate signage in the library and workshops for users, and thus strengthen the memory of the subject and appreciation of the university library.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectPatrimônio públicopor
dc.subjectBiblioteca universitáriapor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectUsuáriospor
dc.subjectEquity in educationeng
dc.subjectPublic assetseng
dc.subjectUniversity libraryeng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectUserseng
dc.titlePrograma de educação patrimonial aos usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Educação da UFSMpor
dc.title.alternativeEducation program sheet to users of Sector Library Center Education UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA forma descuidada com que alguns usuários da Biblioteca Setorial do Centro de Educação (BSCE) tratam o material que é colocado a sua disposição evidenciam a necessidade urgente de colocar em prática um Programa de Educação Patrimonial (PEP) com ações voltadas para a sensibilização de usuários em relação ao uso do acervo, proposta surgida devido à constatação de um grande número de obras danificadas e até desaparecidas. O Sistema de Bibliotecas (SIB) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) disponibiliza para a comunidade acadêmica material como livros, periódicos, folhetos, cartazes e DVDs, além dos recursos tecnológicos como internet e Portal de Periódico Capes que podem ser usados em suas atividades docentes, discentes e técnico-administrativas. Este material é relevante para as pesquisas dos usuários vinculados atualmente, mas também para aqueles futuros alunos ou servidores. Considerou-se esta pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, pois os resultados das observações obtidas através das pesquisas conceituais, exemplos de aplicabilidades de Educação Patrimonial e análise da legislação vigente quanto ao trato do Patrimônio público, pode-se formar um conjunto de elementos que proporcionam conhecimento para aplicar estratégias de incentivo ao exercício de cidadania quanto ao uso da biblioteca. Foram estudadas bibliotecas educacionais ou culturais e suas funções; conceitos que norteiam a Educação Patrimonial e patrimônio público; exemplos de aplicação de Educação Patrimonial local e no exterior; agentes nocivos ao acervo; aspectos legais como responsabilidade civil e penal do usuário; e métodos de difusão em bibliotecas, desenvolvendo um Programa de Educação Patrimonial que aborde ações educativas e culturais, sensibilização de equipe e professores, sinalização apropriada na biblioteca e oficinas para usuários, podendo assim fortalecer a memória do sujeito e a valorização do acervo da biblioteca universitária.por
dc.contributor.advisor1Blaya Perez, Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5113270185930692por
dc.contributor.referee1Konrad, Glaucia Vieira Ramos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1194002753412760por
dc.contributor.referee2Urbanetto, Rosanara Pacheco
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076897843358804por
dc.contributor.referee3Cordenonsi, Andre Zanki
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4311327191424332por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7641408675699725por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor


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