Mostrar registro simples

dc.creatorValenzuela, Tainá Severo
dc.date.accessioned2014-12-11
dc.date.available2014-12-11
dc.date.issued2013-07-30
dc.identifier.citationVALENZUELA, Tainá Severo. Games and teaching of history: a proposal for recognition of cultural heritage through the 7 Missionaire People. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11040
dc.description.abstractThis paper presents the structure and development of an online game that aims to be used as an educational support for teachers, students and other people interested in themes related to the History of Missions in Rio Grande do Sul. The game takes place inciting a critical assessment of their player, in a process where they can understand the history through its society and its cultural relations. This work was triggered by an investigation made in textbooks published by differentes editors in Brazil and in tests applied in competition of Prendas and Peões promoted by Gaucho Traditionalist Movement (MTG) that made us conclude that the history of the Jesuit Missions that unfolded in the territory where today is the Rio Grande do Sul (known as the history of "7 Missionarie People ") has been taught and played in a vulgar way, without exploring the cultural and social procedures which the history has. We demonstrate how we understand the missionary period, within the social relations developed, the specific cultural characteristics of the period, the human condition that pervade it and any historical moment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRio Grande do Sulpor
dc.subjectHistóriapor
dc.subject7 Povos das Missõespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMovimento Tradicionalista Gaúchopor
dc.subjectJogo didáticopor
dc.subjectHistoryeng
dc.subject7 Missionarie Peopleeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectDidactic gameeng
dc.titleJogos e ensino de história: uma proposta de reconhecimento do patrimônio cultural através dos 7 Povos das Missõespor
dc.title.alternativeGames and teaching of history: a proposal for recognition of cultural heritage through the 7 Missionaire Peopleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a estrutura e desenvolvimento de um jogo online que visa ser utilizado como suporte didático para professores, alunos e interessados nas questões referentes à História das Missões no Rio Grande do Sul. O jogo transcorre instigando uma avaliação crítica do seu jogador, em um processo onde possa compreender a história através de sua sociedade e de suas relações culturais. Este trabalho surgiu em função de uma investigação feita em livros didáticos de diversas editoras que circulam pelo Brasil e em provas de concursos de prendas e peões promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, que nos fizeram concluir que a história das Missões Jesuíticas que se desenrolou no território onde hoje é o Rio Grande do Sul (conhecida como a história dos 7 Povos das Missões ) tem sido ensinada e reproduzida de forma vulgar e sem explorar os trâmites culturais e sociais do qual a história dispõe. Demonstramos a forma como compreendemos o período missioneiro, dentro das relações sociais desenvolvidas, das especificidades culturais que se fizeram características do período e das condições humanas que permeiam este e qualquer momento histórico.por
dc.contributor.advisor1Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6418022027415183por
dc.contributor.referee1Soares, Andre Luis Ramos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984779171371127por
dc.contributor.referee2Rocha, Aristeu Castilhos da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178211577215938por
dc.contributor.referee3Padoin, Maria Medianeira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7863155517478900por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2355874906660214por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples