Proposta de manutenção social dos simbolismos sul rio-grandenses pela aplicação destes em um calçado feminino
Abstract
Este trabalho se baseia no levantamento de informações sobre Identidade, Território,
Comunidades e, mais aproximadamente, relata achados sobre a identidade dos jovens e a
identidade sul-rio-grandense, também denominada gaúcha, para aplicação em um projeto de
caracterização de design de superfície de um modelo calçado feminino pré-existente. Por
meio destes levantamentos, buscou-se destacar os elementos comuns encontrados nos grupos
estudados, de forma a embasar o desenvolvimento de um produto que aproxime ambos os
universos culturais pesquisados (juventude e tradição). Como proposta de produto, a aplicação
dos achados da pesquisa enquanto caracterização estética sobre o modelo Citrus da Marca
Melissa, que foi tomada enquanto referencial mercadológico dada sua expressividade no
mercado mundial. Para tanto, as principais bases projetuais utilizadas estão em Figueiredo
(2009) e Bonsiepe (1984). Tendo por mediador o design, de forma a buscar conceitualmente
desvendar quais sentidos estão mais presentes para o entrelaçamento destes grupos e sua
aplicação ao projeto de produto, conclui-se encontrando no pôr-do-sol do Guaíba um novo
símbolo de expressividade para a juventude sul-rio-grandense.