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dc.creatorPradebon, Daiane Regina Segabinazzi
dc.date.accessioned2016-10-04
dc.date.available2016-10-04
dc.date.issued2016-05-30
dc.identifier.citationPRADEBON, Daiane Regina Segabinazzi. DIGITAL PRESERVATION POLICY: SUBSIDIES FROM THE ANALYSIS DIPLOMATIC OF THE SCHOOL RECORDS OF UFSM.. 2016. 211 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11065
dc.description.abstractThe need to set policies that envisage the preservation and access to authentic digital archival documents essential to the memory of the university led to the choice of the theme this research. The objective of this work is to develop of a Digital Preservation Policy of records to the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), using as a reference document the "School Registers" (HE), which is produced by Education Information System (SIE). It is a qualitative research, of exploratory features, conducted through documentary and bibliographic research and direct observation, following the diplomatic analysis model of the InterPARES 3 Project. To meet this goal, first, it developed a diagnosis of the HE in order to assess their status while digital record. Based on this diagnosis, are suggested adjustments for what the HE can be considered a digital records in the field of SIE. The third step is to define the set metadata and requirements for management, preservation and access of the HE. Therefore, it applies by reference to the e-ARQ Brazil Model Requirements for Information Systems Records Management. In the last step, suggest guidelines to ensure the maintenance of Chain of Custody of HE, which support the presumption of authenticity of the records, using as reference the theoretical Hilari Jenkinson, Luciana Duranti and Daniel Flores, as well as regulations of the National Council on Archives. These steps will provide elements for the proposal of a Digital Preservation Policy of records the UFSM and may be used also for other IFES. As a result, it was found, in the light of contemporary diplomatic, that is missing the HE essential requirements for their effective digital preservation. Not there seems to also be a single solution that works as a panacea for the problem since everything in the digital world are vulnerable to technological obsolescence of formats and equipment. This study shows that alternative and solutions should be worked out to ensure the safeguarding of digital records heritage of UFSM, especially those born-digital documents, such as the implementation of a Digital Archival Repository Trusted and the awareness of managers and employees on the importance of establishing policies and regulations on the theme.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocumento arquivísticopor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectDiplomática contemporâneapor
dc.subjectPreservação digitalpor
dc.subjectDigital recordseng
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectContemporary diplomaticeng
dc.subjectDigital preservationeng
dc.titlePolítica de preservação digital: subsídios a partir da análise diplomática do histórico escolar da UFSMpor
dc.title.alternativeDigital preservation policy: subsidies from the analysis diplomatic of the school records of UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA necessidade de se definir políticas que vislumbrem a preservação e o acesso aos documentos arquivísticos digitais autênticos imprescindíveis para a memória da universidade, motivou a escolha pelo tema desta pesquisa. O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma Política de Preservação Digital de Documentos Arquivísticos para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), utilizando como referência o tipo documental Histórico Escolar (HE), que é produzido no âmbito do Sistema de Informações para o Ensino (SIE). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório realizada por meio de pesquisa bibliográfica, documental e observação direta, seguindo o modelo de análise diplomática do Projeto InterPARES 3. Para cumprir tal objetivo, primeiramente, foi desenvolvido um diagnóstico sobre o HE, a fim de avaliar o seu status enquanto documento arquivístico digital. Com base nesse diagnóstico, sugerem-se adequações para que o HE possa ser considerado um documento arquivístico no domínio do SIE. Quanto à terceira etapa, consiste em delimitar um conjunto de metadados e requisitos para a gestão, preservação e acesso do HE. Para tanto, aplica-se como referência o e-ARQ Brasil Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. Por conseguinte, sugerem-se orientações para garantir a Manutenção da Cadeia de Custódia do HE, que apóie a presunção de autenticidade dos documentos, empregando como referências os teóricos Hilari Jenkinson, Luciana Duranti e Daniel Flores, além de normativas do Conselho Nacional de Arquivos. Essas etapas ofereceram elementos para a proposição de uma Política de Preservação Digital dos Documentos Arquivísticos para a UFSM e que poderá ser utilizado, também, por outras IFES. Como resultado verificou-se, na perspectiva da diplomática contemporânea, que faltam ao HE requisitos imprescindíveis para a sua efetiva preservação digital. Entretanto, parece não existir, ainda, uma solução única que funcione como uma panacéia para o problema já que no universo digital tudo está vulnerável à obsolescência tecnológica de formatos e equipamentos. Este estudo mostra que alternativas e soluções devem ser trabalhadas para garantir a salvaguarda do patrimônio arquivístico digital da UFSM, principalmente àqueles documentos natodigitais, como a implementação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) e a conscientização de gestores e de funcionários sobre a importância de instituir políticas e normas quanto ao tema.por
dc.contributor.advisor1Flores, Daniel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707198D6por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Ana Célia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6919374280380925por
dc.contributor.referee2Viana, Gilberto Fladimar Rodrigues
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779322U9por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1343307280458460por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio Culturalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor


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