Identidades: uma visão comparatista de Primavera con Una esquina rota de Mario Benedetti e La canción de nosotros de Eduardo Galeano
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise literária comparatista sobre o
processo de fragmentação da identidade dentro do contexto repressivo latinoamericano.
Procurou-se ressaltar o modo como essa fragmentação ocorre em
sujeitos que estão submetidos à uma ação autoritária, bem como as mudanças
identitárias pelas quais este sujeito passa em situações de extrema violência,
como a tortura e o exílio. Nesses termos, observa-se que as personagens de
Benedetti de Galeano encontram-se em constantes processos identitários,
deparando-se a todo o momento com a alteridade, a permanência de si e a
desordem do eu como sujeito social. O eixo norteador desse estudo, sob o
enfoque da identidade, do poder e do exílio, será a identidade vista sobre duas
variáveis: a que caracteriza a identidade como fonte de significado e como
processo de auto-construção e a que se entende como identidade social. O
suporte teórico a ser utilizado fundamenta-se em três áreas do saber, quais
sejam: a Literatura Comparada, a Psicanálise e a Sociologia. O trabalho está
dividido em 5 capítulos, tratando respectivamente de: revisão de literatura (A
Literatura Comparada; O mal-estar na civilização; Identidades; O poder
autoritário); da análise e discussão das obras (Primavera con una esquina rota e
La canción de nosotros); das considerações finais da autora sobre seu trabalho.
Collections
The following license files are associated with this item: