Territorialidades em contradição na escola Santo Antônio no município de Agudo - RS
Abstract
Esta dissertação objetiva discutir as contradições entre a realidade dos educandos e as práticas pedagógicas dos educadores, encontradas no processo de ensino-aprendizagem em escola localizada na zona rural do município de Agudo-RS. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa com observação in loco, entrevista semiestruturada e questionário aplicado às famílias dos educandos. A pesquisa realizou-se nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, buscou-se refletir a respeito da importância da educação do campo, saberes históricos e território, destacando a dinâmica existente nesses saberes. Relaciona-se essa problemática à questão ambiental no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, este trabalho também apresenta algumas reflexões teóricas acerca do processo de construção e reconstrução do território na perspectiva do camponês. Considera-se que, para que se tenha uma possibilidade de resistência à pressão do agronegócio, ao qual os agricultores são submetidos, é necessário diversificar a propriedade e o currículo escolar na perspectiva da territorialização, efetivando o projeto da educação do campo.
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