Navegação TCC Ciência da Computação - Bacharelado por orientadores "Pozzer, Cesar Tadeu"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 32
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Simulação e animação de fraturas em corpos rígidos
(2010-01-04)Esse trabalho tem por objetivo tratar a animação e simulação dinâmica de fraturas em corpos rígidos, em um ambiente virtual 3D. O ambiente virtual deve ser orientado a dados, para que ferramentas de modelagem 3D possam ser ... -
Desenvolvimento de uma interface multi-toque para uma mesa de simulação tática usando a Engine Unity
(2016-12-12)Interfaces multi-toque trouxeram um novo paradigma para a interação humano-computador, dando ao usuário a sensação de imersão ao ambiente virtual por meio de interações mais próximas ao comportamento humano. O presente ... -
Parametrização da iluminação de uma cena virtual 3D baseado em imagem LDR
(2021-02-10)A popularização dos motores gráficos vêm crescendo a cada ano, permitindo que cada vez mais usuários utilizem cenários virtuais 3D em seus projetos, sem conhecimento aprofundado de computação gráfica. Porém, há um limite ... -
Uma abordagem para detecção de foreground-background em vídeos
(2013-02-18)Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma abordagem que, a partir de um filme provindo de uma câmera parada, seja capaz de detectar o fundo de uma cena, realçando os elementos não estáticos. Para dar suporte a esta ... -
Desenvolvimento e implementação de fontes de texto de alta definição para o hardware odroid-show
(2015-12-09)Odroid-Show é um hardware compatível com Arduino que possui uma tela LCD de 2,2 polegadas e um microcontrolador de 8 bits. A fonte de texto disponível nesse dispositivo torna-se menos legível a medida que seu tamanho ... -
Renderização de rios e lagoas em cenários 3 D a partir de informações geográficas
(2017-12-12)Este trabalho propõe uma técnica para a renderização de rios e lagoas em um cenário 3D a partir de dados geográficos. A solução desenvolvida utiliza como entrada dados vetoriais que descrevem a geometria de rios e lagoas ... -
Geração de características vetoriais em terrenos usando GIS
(2016-12-12)Este trabalho apresenta uma solução para a geração de uma malha poligonal focada na construção das junções entre rios/estradas, que é utilizada no processo de renderização da característica sobre o terreno. A abordagem ... -
Desenvolvimento de mini-mapa interativo e interfaces naturais de usuário para navegação em aplicações de realidade virtual com terrenos de grande escala
(2023-12-20)O uso de realidade virtual consegue proporcionar para o usuário experiências que não seriam possíveis em aplicações tridimensionais convencionais. A capacidade de interagir, movimentar-se e observar enquanto inserido dentro ... -
Shape2river: a tool to create river networks from vector data
(2015-12-09)This work presents a tool to recreate hydrographic networks for 3D virtual scenarios using Geographic Information System (GIS) data. A vector description of the hydrography and a raster description of the terrain are used ... -
Técnicas de gerenciamento de cenários para aumento do tempo de dramatização em storytelling
(2009-01-05)Muitas aplicações computacionais ligadas ao entretenimento digital utilizam histórias geradas automaticamente. Boa parte delas estão baseadas na dramatização de um roteiro previamente definido. Frequentemente, essas ... -
Desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação em rede P2P para jogos multiplayer em Flash
(2010-12-03)Torna-se cada vez mais comum a funcionalidade de multiplayer em jogos. Isso aumenta a complexidade do projeto de criação de jogos. A produtora de jogos Decadium Studios, que produz jogos com essa funcionalidade, investe ... -
Aplicação de técnicas procedurais em GPU para renderização de nuvens volumétricas em tempo real
(2017-12-11)Ambientes Virtuais 3D, como jogos e simuladores, buscam cada vez mais exibir aspectos naturais com o maior grau de detalhamento possível, assim sendo fundamental a representação de elementos, como nuvens, água, névoa, entre ... -
Handling massive terrains based on digital elevation data
(2015-12-09)Terrain rendering is the area of computer graphics that deals with the aspects of visualizing landscapes on computers. With the advancement of hardware and precision of data acquisition and current diversity of fields ... -
Implementação de um editor visual para a criação de shaders
(2011-12-12)Shaders são programas utilizados para redefinir o pipeline de execução do hardware gráfico. Desta forma torna-se possível a criação de aplicações que apresentem efeitos visuais mais sofisticados e que são executados mais ... -
Drawtex SCV: uma ferramenta educativa para a composição de primitivas gráficas OpenGL com exportação de código C/C++
(2010-12-10)Considerando-se a dificuldade do programador OpenGL aprendiz em compreender o efeito das diversas variáveis e estados internos da API no resultado final de uma renderização, bem como a dificuldade de compor objetos tr ... -
Geração de caminhos em cenários 3D a partir de mapas de custo utilizando Mean shift
(2011-12-16)Na área de desenvolvimento de jogos, grande parte do tempo é gasto na criação de conteúdo (terrenos, vegetação, caminhos, cidades). Dessa forma, várias ferramentas de geração automática de conteúdo são desenvolvidas para ... -
Simulação gráfica em tempo real de lesões dinâmicas em personagens digitais animados
(2022-02-14)Diversos jogos modernos buscam gráficos próximos da realidade para envolver seus joga- dores. Embora a simulação de alguns aspectos como a iluminação de cenários estejam muito próximos da realidade, outras partes, ... -
Estendendo o Logtell: suporte a ações entre personagens figurantes
(2007-03-05)Ao longo deste documento são discutidos, estudados e aplicados métodos para criação de batalhas consistentes entre personagens figurantes em um ambiente de narração de histórias interativas, o Logtell. Foram feitas ... -
Path-Tracing for light transport simulation
(2022-02-10)Os algoritmos de renderização fotorealista são utilizados em diversas aplicações, como filmes, jogos e programas arquiteturais. Desses algoritmos, uma classe que é de extrema relevância são os algoritmos de Ray-Tracing, ... -
Desenvolvimento de um controlador autônomo para veículos em um ambiente de simulação
(2016-12-16)Um controlador autônomo para veículos em um ambiente de simulação virtual visa su- prir as necessidades de movimentação e comportamento dos veículos nos trajetos escolhidos dentro dos ambientes fornecidos, gerenciando ...