ListarTCC Ciência da Computação - Bacharelado por tema "Computação gráfica"
Mostrando ítems 1-11 de 11
-
Simulação e animação de fraturas em corpos rígidos
(2010-01-04)Esse trabalho tem por objetivo tratar a animação e simulação dinâmica de fraturas em corpos rígidos, em um ambiente virtual 3D. O ambiente virtual deve ser orientado a dados, para que ferramentas de modelagem 3D possam ser ... -
Técnicas de gerenciamento de cenários para aumento do tempo de dramatização em storytelling
(2009-01-05)Muitas aplicações computacionais ligadas ao entretenimento digital utilizam histórias geradas automaticamente. Boa parte delas estão baseadas na dramatização de um roteiro previamente definido. Frequentemente, essas ... -
Implementação de um editor visual para a criação de shaders
(2011-12-12)Shaders são programas utilizados para redefinir o pipeline de execução do hardware gráfico. Desta forma torna-se possível a criação de aplicações que apresentem efeitos visuais mais sofisticados e que são executados mais ... -
Drawtex SCV: uma ferramenta educativa para a composição de primitivas gráficas OpenGL com exportação de código C/C++
(2010-12-10)Considerando-se a dificuldade do programador OpenGL aprendiz em compreender o efeito das diversas variáveis e estados internos da API no resultado final de uma renderização, bem como a dificuldade de compor objetos tr ... -
Geração de caminhos em cenários 3D a partir de mapas de custo utilizando Mean shift
(2011-12-16)Na área de desenvolvimento de jogos, grande parte do tempo é gasto na criação de conteúdo (terrenos, vegetação, caminhos, cidades). Dessa forma, várias ferramentas de geração automática de conteúdo são desenvolvidas para ... -
Simulação gráfica em tempo real de lesões dinâmicas em personagens digitais animados
(2022-02-14)Diversos jogos modernos buscam gráficos próximos da realidade para envolver seus joga- dores. Embora a simulação de alguns aspectos como a iluminação de cenários estejam muito próximos da realidade, outras partes, ... -
Path-Tracing for light transport simulation
(2022-02-10)Os algoritmos de renderização fotorealista são utilizados em diversas aplicações, como filmes, jogos e programas arquiteturais. Desses algoritmos, uma classe que é de extrema relevância são os algoritmos de Ray-Tracing, ... -
Implementação de um personagem com esqueleto para dramatização de storytelling com auxílio à câmera e ao diretor
(2008-12-16)Este trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um personagem tridimensional com suporte a animações, para ser usado em um ambiente de storytelling. Esse personagem deve poder passar informações geométricas ao diretor ... -
Aumento do realismo na dramatização de storytelling com a criação de personagens que demonstrem emoções através de expressões faciais
(2008-12-17)A Computação Gráfica é aplicada em diversas áreas. Uma subarea é a Computação Gráfica em Tempo Real, empregada em aplicações de entretenimento, como jogos de computador e a exibição automática de narrativas, denominada ... -
Exploração da linguagem Rust para o desenvolvimento de um path tracer paralelo
(2014-12-02)A geração de imagens por computador é uma tecnologia utilizada para inúmeras aplicações. Tradicionalmente foram utilizadas linguagens como C++ para escrever sistemas com este fim. Rust, uma nova linguagem de sistemas, ... -
Método de combate sincronizado por rede para jogos multijogador online
(2012-07-06)Na área de desenvolvimento de jogos, poucas mudanças vêm sido feitas no combate dos gêneros de jogos. Esta falta de mudanças faz com que jogos atuais se baseiem em métodos criados há mais de uma década. Este trabalho ...