Mostrar registro simples

dc.creatorCarvalho, Jóice Anne Alves
dc.date.accessioned2018-01-30T11:27:43Z
dc.date.available2018-01-30T11:27:43Z
dc.date.issued2015-07-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12316
dc.description.abstractThis dissertation was developed with the Research Line Fronteira, Política e Sociedade at the Graduate Program in History at the Federal University of Santa Maria. And it is linked to the research project "História Intelectual, Historicidade e Processos de Identificação Cultural" as well as to the CNPQ Research Group "História Intelectual nos Séculos XIX e XX: Filosofia, Cultura, Política". The work counted with the funding of CAPES - Social Demand. During the analysis, reflections were made about the eugenize process of Brazilian society, its scientific influences and its delimitations to build a national eugenic community, and in the process, the discourse about "being woman" and its peripherals constituent. During the problematizations was taken into consideration the fact that the constitution of "being ideal" did not interfere only in physical / biological patterns, but also in moral and social behavior patterns, determining thereby the boundaries of belonging to the national community imagined. In this sense, was addressed the construction project of eugenic nation and the individual's role in society, ie who composes and who should be out of Brazil's social structure in the "I nation" organism to eugenicists intellectuals of the first half of XX century. From the analysis of some theses and publications related to eugenics in the period, using the methodology proposed by the Intellectual History, it was realized that, eugenicists sought to control, especially the biological constitution of the individual through interference for reproduction. This reflected directly on marriages being avoided marriages between the "degenerates" as well as in educational programs, often guided by eugenic purposes. Thus, the eugenic guidelines were placed as preventive actions related to health and well-being of society. We can then assert that the definitions of "being" between woman / man / individual in the construction process of the Brazilian national identification are correlated so that identification processes complement each other.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiscurso eugênico brasileiropor
dc.subjectComunidade nacional eugênicapor
dc.subjectSer mulherpor
dc.subjectBrazilian eugenic discourseeng
dc.subjectEugenic community nationaleng
dc.subject"Being woman"eng
dc.titleO discurso sobre o “ser mulher” e seus outros na construção do Projeto de Brasil Eugênico 1910-1940por
dc.title.alternativeThe discourse about the “being woman” and other in construction of the Project of Brazil Eugenics – 1910/1940eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida junto à Linha de Pesquisa Fronteira, Política e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria. E encontra-se vinculada ao Projeto de Pesquisa ―História Intelectual, Historicidade e Processos de Identificação Cultural‖, bem como ao Grupo de Pesquisa CNPQ ―História Intelectual nos Séculos XIX e XX: Filosofia, Cultura, Política‖. A elaboração do trabalho contou com financiamento CAPES – Demanda Social. No decorrer da análise, foram realizadas reflexões acerca do processo de eugenização da sociedade brasileira, suas influências científicas e suas delimitações para a construção de uma comunidade eugênica nacional, e, neste processo, o discurso sobre o ―ser mulher‖ e seus constitutivos periféricos. No decorrer das problematizações foi levado em consideração o fato de que a constituição do ser ideal não interferia apenas em padrões físico/biológicos, mas também, em padrões morais e comportamentos sociais, determinando-se assim, as fronteiras de pertencimento à comunidade nacional imaginada. Neste sentido, foi abordado o projeto de construção da nação eugênica e o papel do indivíduo na coletividade, ou seja, quem compõe e quem deve estar fora da estrutura social do Brasil no organismo do ―eu nacional‖ para os intelectuais eugenistas da primeira metade do século XX. A partir da análise de algumas teses e publicações relacionadas à eugenia no período, por meio da metodologia proposta pela História Intelectual, percebeu-se que, os eugenistas visavam o controle, sobretudo da constituição biológica do indivíduo através da ingerência à reprodução. Isso refletia diretamente sobre os casamentos, sendo evitados os matrimônios entre os ―degenerados‖, assim como nos programas educacionais, muitas vezes pautados pelos propósitos eugênicos. Dessa forma, as diretrizes eugênicas eram colocadas como ações preventivas ligadas à saúde e ao bem-estar da sociedade. Pode-se então, afirmar que as definições de ―ser‖ entre mulher/homem/indivíduo no processo de construção da identificação da nação brasileira se correlacionam de modo que, os processos de identificação se complementam.por
dc.contributor.advisor1Armani, Carlos Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3735821554238929por
dc.contributor.referee1Silva, Mozart Linhares
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359456090600614por
dc.contributor.referee2Weber, Beatriz Teixeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4212765481348270por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1126182326502612por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International