Mostrar registro simples

dc.creatorKern, Juliana
dc.date.accessioned2018-02-06T12:21:08Z
dc.date.available2018-02-06T12:21:08Z
dc.date.issued2016-07-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12347
dc.description.abstractThe meaning of work is its value to the subject's eyes and the representation that it is done. It is consistency between them, driven by the expectations and values, which directs actions. It is understood that understand this meaning assigned by the university lecturer is one of the keys to building a quality education, able to train individuals to meet their own needs and those of your country. This study aimed to analyze the meaning of the work of higher education professors in Santa Maria - RS, ensuring there is influence on the nature of the institution - public and private. Therefore, we carried out a quantitative-qualitative research, through which it was realized that the attribution of meaning to work for these professors is driven by factors such as recognition, autonomy, respect, feeling of belonging, social contribution. O interest in the work that gives pleasure and personal satisfaction was considered important, as well as a work that fosters social and human relations. Overall, this study showed the centrality of work in people's lives, which highlighted the importance of labor activity in the lives of professors surveyed in relation to time organization, which is dedicated much to teaching. In short, we realized the occurrence of a greater number of similarities between the perceptions of professores of both institutions as the two constructs analyzed in this study than disparities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSentido do trabalhopor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectInstituição de ensino superiorpor
dc.subjectSense of workeng
dc.subjectProfessorseng
dc.subjectHigher education institutioneng
dc.titleO sentido do trabalho para profissionais da educação: uma análise comparativa entre professores de instituições da rede pública e privada de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeThe sense of work for professional education: a comparative analysis between professors institutions of public and private network Santa Maria – RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO sentido do trabalho consiste no seu valor aos olhos do sujeito e a representação que dele se faz. É a coerência entre ambos, impulsionada pelas expectativas e valores, que direciona ações. Entende-se que compreender tal sentido atribuído pelo docente universitário é uma das chaves para a construção de uma educação de qualidade, capaz de formar indivíduos que atendam às suas próprias necessidades, bem como as do seu país. O presente estudo objetivou analisar o sentido do trabalho dos docentes de nível superior em Santa Maria – RS, verificando se existe influência quanto à natureza da instituição – pública e privada. Para tanto realizou-se uma pesquisa de cunho quantitativo-qualitativo, por meio da qual percebeu-se que a atribuição de sentido ao trabalho para estes docentes é impulsionada por fatores como reconhecimento, autonomia, respeito, sentimento de pertencimento, contribuição social, entre outros aspectos.O interesse pelo trabalho que proporciona prazer e satisfação pessoal foi considerado importante, assim como um trabalho que favoreça as relações sociais e humanas. De maneira geral, este estudo apontou a centralidade do trabalho na vida das pessoas, sendo evidenciada a importância da atividade laboral na vida dos docentes pesquisados em relação à organização do tempo, que é dedicado boa parte à docência. Em suma, percebeu-se a ocorrência de um número maior de semelhanças entre as percepções dos docentes de ambas as instituições quanto aos dois construtos analisados neste estudo, do que de disparidades.por
dc.contributor.advisor1Costa, Vânia Medianeira Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0180563343119839por
dc.contributor.referee1Janissek, Janice Aparecida
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116622388148606por
dc.contributor.referee2Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0996704896556396por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International