A formação continuada de professores e o trabalho pedagógico
Resumo
A Formação Continuada de Professores representa um importante meio na formação do
professor e consequentemente para a qualidade da educação. Compreende também um
processo de estudos, de reflexões e de construção de conhecimentos. O objetivo desse
trabalho é Analisar o processo de formação continuada de professores de Educação Física
que atuam na rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, no período 2011 à 2016. Tem
como objetivos específicos: estabelecer as relações entre trabalho e formação de professores;
descrever a formação continuada de professores de Educação Física no período de
2011 a 2016; e analisar as repercussões da formação continuada no trabalho dos professores
da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, no período de 2011 a 2016. Foi
realizado um estudo exploratório para compreender a área de estudo correspondente aos
39 encontros de formação continuada. Os documentos utilizados foram: os manuscritos,
os relatórios, os áudios e os vídeos dos encontros, o questionário e a entrevista semiestruturada
realizada com uma professora. Constatamos que o trabalho compreendido pelos
professores vai além das quatro paredes da escola, é um trabalho que demanda de um
tempo e um espaço adequados e de qualidade. Já com relação a formação continuada,
inferimos que proporcionou importantes momentos para que o professor pudesse repensar
o seu trabalho e reconstruí-lo. Concluímos que as implicações da formação continuada
no trabalho do professor teve grandes conquistas até o momento, dentre elas: a reorganização
do horário para o planejamento e formação continuada, construção coletiva das
orientações curriculares do município, e a partir desta, o evento para professores e alunos
das escolas da rede que faz referência ao documento. Contudo, ainda encontra em discussão
inicial, a garantia de um tempo específico de formação continuada, fora do período
de planejamento do professor. Um tempo que contribua para melhorar, mesmo que em
pequenas proporções, a qualidade da educação. Por fim, ressaltamos a importância da
tríade escola, universidade e secretaria de educação para diminuir as distâncias e avançar
nas discussões da área.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: