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dc.creatorCharão, Carine Marques
dc.date.accessioned2018-02-09T11:40:43Z
dc.date.available2018-02-09T11:40:43Z
dc.date.issued2017-08-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12392
dc.description.abstractThis dissertation is inserted in socio-cultural and pedagogical aspects research line, located in the postgraduate program of the Center for Physical Education and Sports (CEFD) of UFSM. It has a deep relation with the researcher's experiences acting in the countryside education of Rio Grande do Sul education network. It aims to understand how the pedagogical work of Physical Education is constituted, concerning the pedagogical theory, in the State School of Elementary Education Roseli Correa da Silva (RCS). The context of the research takes place at Nova Santiago settlement, also known as Santa Rita, as it is called by the settlers / residents, where the School (RCS) is located, in the city of Capão do Cipó. The school was created in 1988, one year after the families settled in, which came mostly from the Anoni ranch camp, in 1985. It is a case-study research using historical and dialectical materialism as theoretical foundation. In this sense, after the investigative course, we confirmed the hypothesis raised in the study, that the MST and consequently the settlement school and the physical education pedagogical work , through the pedagogical theory, has been moving away from the principles that initially guided the countryside education and inspired the first struggles to occupy the land. However, the MST (No Land Workers Movement), in Brazil, and perhaps even outside it, assumes a fundamental political importance, mainly in the 1990s, as a strong contrast to neoliberal educational policies, forging a stir in the dispute of projects for the Brazilian countryside. We reinforce, as already mentioned in the text of the study, the importance of the theory of historical and dialectical materialism, as a foundation for pedagogical theory, which also supports physical education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectMovimento socialpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMSTpor
dc.subjectPedagogical workeng
dc.subjectSocial movementeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectMSTeng
dc.titleO trabalho pedagógico da educação física na escola Roseli Correa da Silva: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe pedagogical work of physical education in the school Roseli Correa da Silva: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado está inserida na linha aspectos sócio culturais e pedagógicos do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM. Tem profunda relação com a caminhada da pesquisadora na educação do campo, na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Objetiva compreender como se constitui o trabalho pedagógico da Educação Física, no que se refere a teoria pedagógica, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roseli Correa da Silva (RCS). O contexto da pesquisa se desenvolve no assentamento Nova Santiago, também conhecido como Santa Rita, como é chamado pelos assentados/residentes, aonde localiza-se a Escola (RCS), no município de Capão do Cipó. A escola foi criada em 1988, um ano depois de assentadas às famílias, que provinham em sua maioria do acampamento da fazenda Anoni, em 1985. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, que se utiliza do materialismo histórico e dialético como fundamentação teórica. Neste sentido, após o percurso investigativo, confirmamos a hipótese levantada no estudo, que o MST e consequentemente a escola do assentamento e o trabalho pedagógico da EF, através da teoria pedagógica, vem afastando-se dos princípios que inicialmente nortearam a educação do campo, e inspiraram as primeiras lutas, na conquista da terra. Entretanto, o MST, no Brasil, e talvez até fora dele, assume uma importância política fundamental, principalmente na década de 1990, como forte contraposição às políticas educacionais neoliberais, forjando um acirramento na disputa de projetos para o campo brasileiro. Reforçamos, como já citado no texto do estudo, a importância da teoria do materialismo histórico e dialético, como fundamentação para a teoria pedagógica, que embasa também a educação física.por
dc.contributor.advisor1Charão, Maristela da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7685329921498975por
dc.contributor.referee1Frizzo, Giovanni Felipe Ernst
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2344138672288053por
dc.contributor.referee3Ivo, Andressa Aita
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5435147861393098por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3705208362578772por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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