dc.contributor.advisor | Pinton, Francieli Matzenbacher | |
dc.creator | Porto, Halyne Maria Stefani do | |
dc.date.accessioned | 2018-02-27T19:28:54Z | |
dc.date.available | 2018-02-27T19:28:54Z | |
dc.date.issued | 2016-12-05 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12555 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Letras - Bacharelado, RS, 2016. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise crítica do discurso | por |
dc.subject | Papel social | por |
dc.subject | Revisor de textos | por |
dc.title | Um olhar crítico sobre a construção do papel social do revisor de textos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho investiga a construção do papel social do revisor de textos, tendo como objetivo verificar os possíveis fatores que contribuem para que a atividade do revisor de textos não receba o devido reconhecimento e prestígio social. Para isso, foram adotados dois aportes teóricos: a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2008), que permite a desconstrução do senso comum sobre a atividade de revisão de textos, e a Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente o Sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005), que nos fornece ferramentas para analisarmos e interpretamos os dados linguísticos. O corpus de análise é composto por dois tipos de material. Primeiramente, selecionamos materiais que versam sobre a atividade de revisão de textos tendo como critério a sua relevância para a área, o que nos levou a selecionar o Manual do Revisor (2000), Além da revisão (2013) e Um olhar dialógico sobre a revisão de textos (2007). Posteriormente, foi aplicado um questionário semiestruturado a 7 sujeitos participantes de pesquisa, os quais deveriam ser revisores em serviço ou revisores em formação. Em relação aos materiais sobre revisão, os resultados apontam a predominância de um discurso normativo, evidenciado nos manuais analisados. Em relação aos revisores em serviço, há a recorrência de uma perspectiva interativa e uma avaliação positiva da profissão. Em relação aos revisores em formação, há predominância de uma perspectiva normativa, conforme já constatado nos manuais, e uma avaliação negativa da profissão. O cruzamento dos dados nos forneceu subsídios para a realização de uma análise crítica do discurso, e o resultado desse cruzamento levou à constatação de que o discurso dominante nos materiais são reproduzidos pela maioria dos sujeitos participantes. Por fim, chegamos à identificação das identidades dos sujeitos envolvidos na prática: a) identidade legitimadora, referente aos materiais sobre revisão; b) identidade de resistência, referente aos sujeitos participantes da pesquisa; e c) identidade de projeto, referente a esta pesquisa em si. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |