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dc.contributor.advisorPinton, Francieli Matzenbacher
dc.creatorPorto, Halyne Maria Stefani do
dc.date.accessioned2018-02-27T19:28:54Z
dc.date.available2018-02-27T19:28:54Z
dc.date.issued2016-12-05
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12555
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Letras - Bacharelado, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectPapel socialpor
dc.subjectRevisor de textospor
dc.titleUm olhar crítico sobre a construção do papel social do revisor de textospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLetras-Português/Literaturas-Bachareladopor
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a construção do papel social do revisor de textos, tendo como objetivo verificar os possíveis fatores que contribuem para que a atividade do revisor de textos não receba o devido reconhecimento e prestígio social. Para isso, foram adotados dois aportes teóricos: a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2008), que permite a desconstrução do senso comum sobre a atividade de revisão de textos, e a Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente o Sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005), que nos fornece ferramentas para analisarmos e interpretamos os dados linguísticos. O corpus de análise é composto por dois tipos de material. Primeiramente, selecionamos materiais que versam sobre a atividade de revisão de textos tendo como critério a sua relevância para a área, o que nos levou a selecionar o Manual do Revisor (2000), Além da revisão (2013) e Um olhar dialógico sobre a revisão de textos (2007). Posteriormente, foi aplicado um questionário semiestruturado a 7 sujeitos participantes de pesquisa, os quais deveriam ser revisores em serviço ou revisores em formação. Em relação aos materiais sobre revisão, os resultados apontam a predominância de um discurso normativo, evidenciado nos manuais analisados. Em relação aos revisores em serviço, há a recorrência de uma perspectiva interativa e uma avaliação positiva da profissão. Em relação aos revisores em formação, há predominância de uma perspectiva normativa, conforme já constatado nos manuais, e uma avaliação negativa da profissão. O cruzamento dos dados nos forneceu subsídios para a realização de uma análise crítica do discurso, e o resultado desse cruzamento levou à constatação de que o discurso dominante nos materiais são reproduzidos pela maioria dos sujeitos participantes. Por fim, chegamos à identificação das identidades dos sujeitos envolvidos na prática: a) identidade legitimadora, referente aos materiais sobre revisão; b) identidade de resistência, referente aos sujeitos participantes da pesquisa; e c) identidade de projeto, referente a esta pesquisa em si.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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