dc.contributor.advisor | Silveira, Sidnei Renato | |
dc.contributor.advisor | Parreira, Fábio José | |
dc.creator | Souza, Naidú Gasparetto de | |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T21:41:07Z | |
dc.date.available | 2018-04-03T21:41:07Z | |
dc.date.issued | 2017-12-13 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12842 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present work proposes to develop a teaching methodology for the EaD modality, using AVA Moodle as an intermediate, and based on the Problem Based Learning (PBL), using the VisuAlg tool to present the content and the elaboration of the challenges. In order for the methodology to be able to sum up in a concrete way in the learning of each student, we divide it into 9 stages, where each step the student is placed as the main focus, working their potentials, and developing the active agent posture in search of knowledge. With the help of the methodology proposed here, the aim is to ease the flow of students from this area of study. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Informática na educação | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Lógica de programação | por |
dc.subject | Informatics in education | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Programming logic | eng |
dc.title | Proposta de uma metodologia para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de lógica de programação na modalidade de educação a distância | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Frederico Westphalen, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Sistemas de Informação | por |
dc.description.resumo | Tendo consciência do grande desafio que envolve o processo de ensino-aprendizado dos conceitos de Lógica de Programação apresentado nos Cursos de Computação, o presente trabalho propôs desenvolver uma metodologia de ensino para a modalidade EaD, utilizando como intermédio AVA Moodle, e com base no sistema Problem Based Learning (PBL), utilizando como apoio a ferramenta VisuAlg para apresentação do conteúdo e a elaboração dos desafios. Para que a metodologia possa somar de forma concreta no aprendizado de cada aluno, dividimos a mesma em 9 etapas, onde cada etapa o aluno é colocado como foco principal, trabalhando seus potenciais, e desenvolvendo a postura de agente ativo na procura pelo conhecimento. Com ajuda da metodologia aqui proposta, busca-se amenizar a grande vazão dos alunos dessa área de estudo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |