Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Sidnei Renato
dc.contributor.advisorParreira, Fábio José
dc.creatorSouza, Naidú Gasparetto de
dc.date.accessioned2018-04-03T21:41:07Z
dc.date.available2018-04-03T21:41:07Z
dc.date.issued2017-12-13
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12842
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present work proposes to develop a teaching methodology for the EaD modality, using AVA Moodle as an intermediate, and based on the Problem Based Learning (PBL), using the VisuAlg tool to present the content and the elaboration of the challenges. In order for the methodology to be able to sum up in a concrete way in the learning of each student, we divide it into 9 stages, where each step the student is placed as the main focus, working their potentials, and developing the active agent posture in search of knowledge. With the help of the methodology proposed here, the aim is to ease the flow of students from this area of study.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectInformática na educaçãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectLógica de programaçãopor
dc.subjectInformatics in educationeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectProgramming logiceng
dc.titleProposta de uma metodologia para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de lógica de programação na modalidade de educação a distânciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoTendo consciência do grande desafio que envolve o processo de ensino-aprendizado dos conceitos de Lógica de Programação apresentado nos Cursos de Computação, o presente trabalho propôs desenvolver uma metodologia de ensino para a modalidade EaD, utilizando como intermédio AVA Moodle, e com base no sistema Problem Based Learning (PBL), utilizando como apoio a ferramenta VisuAlg para apresentação do conteúdo e a elaboração dos desafios. Para que a metodologia possa somar de forma concreta no aprendizado de cada aluno, dividimos a mesma em 9 etapas, onde cada etapa o aluno é colocado como foco principal, trabalhando seus potenciais, e desenvolvendo a postura de agente ativo na procura pelo conhecimento. Com ajuda da metodologia aqui proposta, busca-se amenizar a grande vazão dos alunos dessa área de estudo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto