dc.contributor.advisor | Parreira, Fábio José | |
dc.contributor.advisor | Silveira, Sidnei Renato | |
dc.creator | Basso, Maik | |
dc.creator | Kliszcz, Silvana | |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T21:54:08Z | |
dc.date.available | 2018-04-03T21:54:08Z | |
dc.date.issued | 2015-12-10 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12849 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper presents the development of a digital educational game -
"Aprendendo com o Zag", to be applied as a tool for teaching and learning
processes focused on literacy. The game use Artificial Neural Networks to
carry out the writing verification of students in literacy phase, and provide a
playful environment that encourages learning. The game was developed for
elementary school students, aged between five and seven years old, it can be
used through a web browser or mobile devices and have some phases so that
the child can learn to write and correctly identify the vowels of the alphabet. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos educacionais digitais | por |
dc.subject | Processo de alfabetização | por |
dc.subject | Redes neurais artificiais | por |
dc.subject | Digital educational games | eng |
dc.subject | Literacy process | eng |
dc.subject | Artificial neural networks | eng |
dc.title | Desenvolvimento de um jogo educacional digital para auxílio à alfabetização utilizando redes neurais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Frederico Westphalen, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Sistemas de Informação | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional
digital – “Aprendendo com o Zag”, para ser aplicado como ferramenta de
auxílio aos processos de ensino e de aprendizagem voltados à alfabetização. O
jogo utiliza Redes Neurais Artificiais para realizar a verificação da escrita dos
alunos em fase de alfabetização, além de proporcionar um ambiente lúdico
que estimula o aprendizado. O jogo foi desenvolvido para alunos do ensino
fundamental, na faixa etária entre cinco e sete anos de idade, podendo ser
utilizado por meio de um browser web ou dispositivos móveis e dispõe de
algumas fases para que a criança possa aprender a escrever e identificar
corretamente as vogais do alfabeto. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Frederico Westphalen | por |