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dc.contributor.advisorParreira, Fábio José
dc.contributor.advisorSilveira, Sidnei Renato
dc.creatorBasso, Maik
dc.creatorKliszcz, Silvana
dc.date.accessioned2018-04-03T21:54:08Z
dc.date.available2018-04-03T21:54:08Z
dc.date.issued2015-12-10
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12849
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen, Curso de Sistemas de Informação, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper presents the development of a digital educational game - "Aprendendo com o Zag", to be applied as a tool for teaching and learning processes focused on literacy. The game use Artificial Neural Networks to carry out the writing verification of students in literacy phase, and provide a playful environment that encourages learning. The game was developed for elementary school students, aged between five and seven years old, it can be used through a web browser or mobile devices and have some phases so that the child can learn to write and correctly identify the vowels of the alphabet.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectJogos educacionais digitaispor
dc.subjectProcesso de alfabetizaçãopor
dc.subjectRedes neurais artificiaispor
dc.subjectDigital educational gameseng
dc.subjectLiteracy processeng
dc.subjectArtificial neural networkseng
dc.titleDesenvolvimento de um jogo educacional digital para auxílio à alfabetização utilizando redes neuraispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationSistemas de Informaçãopor
dc.description.resumoEste artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional digital – “Aprendendo com o Zag”, para ser aplicado como ferramenta de auxílio aos processos de ensino e de aprendizagem voltados à alfabetização. O jogo utiliza Redes Neurais Artificiais para realizar a verificação da escrita dos alunos em fase de alfabetização, além de proporcionar um ambiente lúdico que estimula o aprendizado. O jogo foi desenvolvido para alunos do ensino fundamental, na faixa etária entre cinco e sete anos de idade, podendo ser utilizado por meio de um browser web ou dispositivos móveis e dispõe de algumas fases para que a criança possa aprender a escrever e identificar corretamente as vogais do alfabeto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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