Mostrar registro simples

dc.creatorMatos, Xênia Amaral
dc.date.accessioned2018-04-13T15:58:49Z
dc.date.available2018-04-13T15:58:49Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12975
dc.description.abstractTim Burton is a North-American cineaste known by the movies Beetlejuice (1988), The Nightmare Before Christmas (1993), and Edward Scissorhands (1990). In 1997, Burton published his first literary work called The Melancholy Death of Oyster Boy and Other Stories, a work which presents 23 poems illustrated by the author. Tim Burton’s cinematographic and literary works present some particular characteristics that exemplify the presence of a signature, which is meanly delineated by gothic elements, grotesque characteristics, and transtextual relationships. In this sense, this master’s research analyses the gothic and grotesque characteristics in the films Vincent (1982), Frankenweenie (1982), and Corpse Bride (2005); as well as in the book The Melancholy Death of Oyster Boy and Other Stories (1997).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTim Burtonpor
dc.subjectGóticopor
dc.subjectGrotescopor
dc.subjectTim Burtoneng
dc.subjectGothiceng
dc.subjectGrotesqueeng
dc.titleEm busca do universo de Tim Burton: uma análise do gótico e do grotescopor
dc.title.alternativeSearching for Tim Burton’s universe: an analysis of the gothic and the grotesqueeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoTim Burton é um cineasta norte-americano que se destacou pelos filmes Beetlejuice (1988), The Nightmare Before Christmas (1993) e Edward Scissorhands (1990). Em 1997, Burton publica seu primeiro trabalho literário: The Melancholy Death of Oyster Boy and Other Stories, uma coletânea de 23 histórias, as quais são ilustradas pelo próprio autor. As produções de Burton, sejam elas cinematográficas ou literárias, possuem características que permitem a observação de uma assinatura, a qual é delineada, principalmente, pela presença do gótico, do grotesco e da transtextualidade. A presente dissertação discute o gótico e o grotesco em Tim Burton, analisando os curtas-metragens Vincent (1982), Frankenweenie (1982), o longametragem Corpse Bride (2005) e o livro The Melancholy Death of Oyster Boy and Other Stories (1997).por
dc.contributor.advisor1Felippe, Renata Farias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454806173934935por
dc.contributor.referee1Oliveira, Raquel Trentin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8414562554311704por
dc.contributor.referee2Leal, Tacel Ramberto Coutinho
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5490897350591210por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7305441669506969por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International