Competências de professores de espanhol língua estrangeira: uma investigação de crenças
Resumo
Este trabalho consolida uma investigação voltada à Linguística Aplicada que pretende exaltar a relevância dos estudos de crenças e competências no ensino e aprendizagem de línguas, sublimando como tais estudos podem trazer significativas contribuições à formação de professores de línguas. O objetivo deste trabalho foi investigar a possível alteração das crenças de futuros professores de espanhol língua estrangeira em formação inicial e de professores em atuação no ensino público estadual, a respeito das competências de professores. Os sujeitos deste trabalho foram 28 acadêmicos do 1º semestre do Curso de Licenciatura em Letras-Espanhol da UFSM, 06 acadêmicos do 10º semestre e 04 professores do ensino básico estadual em atuação há no máximo 03 anos. A metodologia utilizada foi um estudo quantitativo e qualitativo de caso, baseada na abordagem metacognitiva de investigação de crenças (BARCELOS, 2001). Para responder ao objetivo principal aplicou-se questionário com os participantes. Num segundo momento, realizou-se uma entrevista semiestruturada com 25% de cada grupo. Os resultados mostraram que em grande parte das situações analisadas as crenças sobre as competências da profissão nos diferentes períodos da formação inicial e na prática docente não se modificam. Contudo, dentro das mesmas competências, o que se modifica é a escolha pelas habilidades, que em alguns momentos são comuns aos grupos e em outros se diferenciam, possivelmente, por conta da influência direta do contexto em que estão inseridos os informantes. Nesse sentido, concluiu-se que o meio, assim como as experiências relacionadas ao ensino e aprendizagem, influenciam nas crenças de professores.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: