dc.creator | Bittencourt, Ceila Teresinha Bitencourt de | |
dc.date.accessioned | 2018-07-09T17:09:06Z | |
dc.date.available | 2018-07-09T17:09:06Z | |
dc.date.issued | 2017-03-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13705 | |
dc.description.abstract | The research, in Visual Poetics, in the line Art and Technology, approaches the moving image and the relation of the spectator with the same. In this sense, it seeks to investigate the way in which this relationship takes place, what its implications are, having as a principle issues related to the imaginary and the creation of fragments of fictional stories in order to enhance the imagination of the spectator. The poetic production results in analog and digital animations, with reference to the literary work "The Fantastic Chocolate Factory" by Roald Dahl. The characters Willy Wonka and the children receive a personal version considering their peculiar characteristics. Interferences in history are intended to foster the imagination of people by making them available to others. For the conception of these fictional fragments as well as of the artistic practice, one starts with the idea of montage, proper of the cinematographic language, favoring the involvement of the public with the film work. The presentation of the personal poetics of animation involves hybrid means typical of the artistic contemporaneity as the cineinstalation. The chapters of the dissertation deal with the theory and the practice of art happening concurrently, based on authors such as Sergei Eisenstein, Ismail Xavier, Marina Estela Graça, Alberto Lucena Júnior, Jacques Aumont, André Parente, Vilém Flusser, among others. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Imagem em movimento | por |
dc.subject | Imaginário | por |
dc.subject | Cineinstalação | por |
dc.subject | Arte e tecnologia | por |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Moving Image | eng |
dc.subject | Imaginary | eng |
dc.subject | Cineinstalação | eng |
dc.subject | Art and technology | eng |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.title | A imagem em movimento na cineinstalação: poética em arte e tecnologia | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A pesquisa, em Poéticas Visuais, na linha Arte e Tecnologia, aborda a imagem em movimento e a relação do espectador com a mesma. Nesse sentido, busca investigar de que modo se dá essa relação, quais suas implicações, tendo como princípio questões ligadas ao imaginário e à criação de fragmentos de histórias ficcionais a fim de potencializar a imaginação do espectador. A produção poética resultou em animações analógicas e digitais, tendo como referência a obra literária “A Fantástica Fábrica de Chocolate” de Roald Dahl. Os personagens Willy Wonka e as crianças recebem uma versão pessoal considerando suas características peculiares. As interferências na história têm como propósito fomentar a imaginação das pessoas possibilitando a elas outros imaginários. Para a concepção desses fragmentos ficcionais bem como da prática artística, parte-se da ideia de montagem, própria da linguagem cinematográfica, favorecendo o envolvimento do público com a obra fílmica. A apresentação da poética pessoal da animação envolve meios híbridos próprios da contemporaneidade artística como a cineinstalação. Os capítulos do trabalho dissertativo tratam a respeito da teoria e da prática artística acontecendo concomitantemente, fundamentadas por autores como Sergei Eisenstein, Ismail Xavier, Marina Estela Graça, Alberto Lucena Júnior, Jacques Aumont, André Parente, Vilém Flusser, entre outros. | por |
dc.contributor.advisor1 | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1234650265478193 | por |
dc.contributor.referee1 | Tomaim, Cássio dos Santos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3376343720313755 | por |
dc.contributor.referee2 | Gino, Maurício Silva | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2879961697242165 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1462600908905884 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |