A formação docente e o ensino da leitura na educação profissional e tecnológica: perspectivas, desafios e reflexões
Abstract
Devido às dificuldades que os alunos apresentam em compreender o que leem e entender a construção dos sentidos de diversos textos, este trabalho busca investigar em que medida a formação inicial e continuada auxilia os professores de Língua Portuguesa no desenvolvimento do ensino da leitura no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para dar embasamento a este trabalho, utilizei como referências principais os aportes teóricos de: Frigotto (2012), Gramsci (2000), Manfredi (2002), Moll et all. (2010), Ramos (2010), entre outros, (para a Educação Profissional e Tecnológica); Freire (1992 e 2014), Gauthier (1998), Moura (2008), Machado (2008), Nóvoa (1992, 2000, 2009), Pimenta (2008), Rodrigues (2006), Tardif (2014), entre outros, (para a Formação de Professores); Antunes (2007, 2010), Bakhtin (1981, 1992, 2006), Kleiman (1989, 2007, 2013), Koch (2014), Koch e Elias (2015), Koch e Travaglia (2011), Solé (1998), entre outros, (para a Leitura no Ensino de Língua Portuguesa). Esta pesquisa foi desenvolvida com as professoras de Língua Portuguesa do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. A metodologia utilizada centrou-se na teoria da análise discursiva de Moraes (2003) e Bakhtin (1981; 1992; 2006), com foco na descrição e interpretação de discursos, portanto, de cunho qualitativo, capaz de expor a objetividade e subjetividade, além de permitir a interpretação e, principalmente, a produção de dados a partir de relações sociais. Selecionei para a análise ementas de três cursos, um de cada nível de ensino, e para atingir o corpus, mantive contato com quatro professoras que trabalham Língua Portuguesa no Campus para realizar as entrevistas. Entendo que o desenvolvimento deste trabalho com os resultados obtidos possibilitaram ao professor de Língua Portuguesa refletir e autoavaliar suas ações pedagógicas, bem como conquistar espaços para a realização de formações continuadas, a fim de que possa ser auxiliado na execução de suas atividades, para que o ensino da leitura permita ao aluno compreender melhor o mundo em que está inserido, além de apropriar-se dos recursos linguísticos, tornando-o um cidadão mais crítico, consciente e atuante na sociedade.
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