dc.creator | Ausani, Julio Cesar | |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T13:34:33Z | |
dc.date.available | 2018-07-20T13:34:33Z | |
dc.date.issued | 2017-08-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13867 | |
dc.description.abstract | The present dissertation is being developed by the Postgraduate Program in Professional and
Technological Education, Academic Master's Course in Professional and Technological
Education, from the Industrial Technical College of Santa Maria (CTISM), an integral unit of
the Federal University of Santa Maria (UFSM). Through it, it is intended, based on
bibliographical research and documentary analysis, to reflect on the national and international
historical process that stimulated the implementation of technical education at the UFSM. It
will start from the principle of the correlation of historical facts, based on authors of
historical-dialectical materialism, to establish reflections on the historical framework that
influenced the implementation of technical education in the scope of UFSM, the first Federal
University installed in the interior of Rio Grande do Sul state, as well as comparing this line
of thought with other researchers representing other research lines. The 1950s and 1960s were
marked by the reordering of the capitalist productive model. This was at the time when Brazil
began to feel the effects of the so-called "Green Revolution", which occurred in the second
half of the twentieth century, established new parameters for world agricultural production,
based on the high mechanization of crops, application of pesticides seeds and the use of new
cultivation techniques. It was also in this context of polarization of the "Cold War," that
Brazil effectively defined its role in the face of the new demands of capitalism, for example
the "MEC-USAID" agreement and the establishment of new educational guidelines. This was
also the period of implementation of the civil-military dictatorship whose governments
articulated the mechanisms for the new relations between capital and labor. This research
intends to reflect on this complex historical moment, seeking to (re)signify the context of the
implantation of the professional technical education of average level in UFSM in the light of
historical materialism. education of average level in UFSM in the light of historical
materialism. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino técnico | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ditadura civil-militar | por |
dc.subject | Capitalismo | por |
dc.subject | Materialismo histórico | por |
dc.subject | Relações de trabalho | por |
dc.subject | Technical education | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Civil-military dictatorship | eng |
dc.subject | Capitalism | eng |
dc.subject | Historical materialism | eng |
dc.subject | Labor relations | eng |
dc.title | Educação profissional e tecnológica em um Brasil em transformação: o contexto histórico de implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Professional and technological education in a Brazil in transformation: the historical context of implantation of technical education at the Federal University of Santa Maria | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação
Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), unidade
integrante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Através dele pretende-se, com
base em pesquisas bibliográficas e análises documentais, refletir sobre o processo histórico
nacional e internacional que estimulou a implantação do ensino técnico na UFSM. Partir-se-á
do princípio da correlação dos fatos históricos, com base em autores do materialismo
histórico-dialético, para estabelecer reflexões sobre o quadro histórico que influiu na
implementação do ensino técnico no âmbito da UFSM, a primeira universidade federal
instalada do interior do Rio Grande do Sul, bem como, cotejando essa linha de pensamento
com outros pensadores representantes de outras linhas. As décadas de 1950 e 1960 foram
marcadas pela reordenação do modelo produtivo capitalista. Essa foi à época em que o Brasil
começou a sentir os efeitos da chamada “Revolução Verde”, ocorrida na segunda metade do
século XX, a qual estabeleceu novos parâmetros para a produção agrícola mundial, a partir da
alta mecanização das lavouras, aplicação de defensivos agrícolas, sementes e o emprego de
novas técnicas de cultivo. Foi também nesse contexto de polarização da “Guerra Fria”, que o
Brasil efetivamente definiu seu papel frente às novas demandas do capitalismo, do que
decorreu, por exemplo, o convênio “MEC-USAID” e o estabelecimento de novas diretrizes
educacionais. Este foi ainda, o período de implantação da ditadura civil-militar cujos
governos articularam os mecanismos para as novas relações entre capital e trabalho. Essa
pesquisa pretende refletir sobre esse complexo momento histórico, buscando (re)significar o
contexto da implantação do ensino profissional técnico de nível médio na UFSM à luz do
materialismo histórico. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pommer, Roselene Moreira Gomes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1635475892372110 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Ascisio dos Reis | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9916588298312326 | por |
dc.contributor.referee2 | Fagherazzi, Onorato Jonas | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0218819122149859 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7112069461031926 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Técnico Industrial de Santa Maria | por |