Análise da emissão de CO2 e cadeia de valor do uso de biomassa florestal como combustível em pequenas caldeiras a vapor na região Sul do Brasil
Resumo
A lenha é uma importante fonte de energia por apresentar simples armazenamento, um custo relativamente baixo e sua exploração não requer processamento. Porém, a combustão incompleta de madeira produz diversos poluentes, dentre os quais estão presentes alguns combustíveis, como o monóxido de carbono e outros hidrocarbonetos, particulados e, também, espécies químicas que participam dos mecanismos de mudanças climáticas globais, como o dióxido de carbono e o vapor d’água. A caldeira é um sistema amplamente utilizada para a geração de energia, sendo também responsável por emissões de gases poluentes. Portanto, a otimização e a análise da viabilidade de implementação dos processos são de fundamental importância. Assim sendo, o principal objetivo desse trabalho é analisar o processo de geração de energia a partir da combustão de lenha em uma caldeira da guarnição de Santa Maria em termos de emissões, aproveitamento de energia e custos. A abordagem metodológica contempla um estudo de caso de caráter quantitativo com informações obtidas experimentalmente e pela literatura. Além disso, foi realizada uma análise das incertezas de medições experimentais associadas ao volume de lenha, temperatura e combustão incompleta. As emissões geradas totalizam 36,3 tCO2e, sendo que o equivalente a 98,07% pode ser sequestrado pela árvore. Os custos referentes à caldeira são de 43.856 R$/ano, dos quais 30% foi devido à aquisição de lenha. Os resultados obtidos mostram que o caso de recirculação dos gases de exaustão, para 20%, e o caso regenerativo apresentaram uma economia de 0,98% e 1,79%, respectivamente. De acordo com os parâmetros financeiros, o caso regenerativo foi considerado viável e o caso de recirculação mostrou-se viável a partir de 5% de retorno dos gases, considerando a Selic igual a 7% como sendo a taxa mínima de atratividade. Os resultados apresentados indicam a possibilidade de economia de combustível e a redução nas emissões de poluentes.
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