Mostrar registro simples

dc.creatorGabbi, Adriana
dc.date.accessioned2018-09-06T12:36:38Z
dc.date.available2018-09-06T12:36:38Z
dc.date.issued2017-07-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14220
dc.description.abstractThe objective of the present study was to identify which criteria lead customers of agricultural machinery dealers to perceive added value in purchased products and services. Through a multi-approach study with a combined approach, examining three agricultural machine dealers located in Brazil and identifying three main customers of these machines. In this stage, we conducted interviews through the application of semi-structured questionnaires and focus groups have been carried out with the clients to apply the multi-criteria AHP method. From the application of the questionnaire, we identified the main value-added criteria applied to products and services, verified in the main literature on the theme. We had identified the following value-added criteria: long-term relationship, brand, quality, price, trust and post-sales, are adherent to the answers of managers, and if they identify other criteria, different from those presented. Then, the application of the AHP, opportune to acknowledge the opinion of decision makers on what the main criteria they consider as value added products and services and that directly influence the purchase decision. In the sequence, we analysed the criteria perceived as the added value of goods and services offered by agricultural machinery dealers, analysing and comparing the most important ones in order of relevance, so that companies of the agricultural segment could use the identified results to formulate their strategies with clients. At the end of the study, the post-sale criteria (28.41%), confidence (28.08%), LP (15.15%), quality (13.81%), price (9.44%) and brand (5.11%), are those that customers perceive as added value to products and services and are considered as a priority when purchasing decision.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnalytic hierarchy processpor
dc.subjectMáquinas agrícolaspor
dc.subjectPercepção de clientespor
dc.subjectValor agregadopor
dc.subjectAgricultural machineryeng
dc.subjectPerception of clientseng
dc.subjectAdded valueeng
dc.titleValor agregado em produtos e serviços em concessionários de máquinas agrícolas no Brasil utilizando o método AHPpor
dc.title.alternativeUsing the AHP method to identify products and services added value in agricultural machinery concessionaires in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi identificar quais critérios que levam clientes de concessionários de máquinas agrícolas a perceber valor agregado em produtos e serviços adquiridos. Por meio de um estudo multicasos com abordagem combinada, foram examinados três concessionários de máquinas agrícolas localizados no Brasil, onde, identificaram-se os três principais clientes destes. Nesta etapa, foram realizadas entrevistas por meio da aplicação de questionários semiestruturados e realizados grupos focais com os clientes para aplicação do método multicriterial AHP. Da aplicação do questionário, identificou-se se os principais critérios de valor agregado aplicados a produtos e serviços, verificados nas principais literaturas sobre o tema: relacionamento de longo prazo, marca, qualidade, preço, confiança e pós-venda, são aderentes às respostas dos gestores, bem como, se estes identificam outros critérios, diferentes daqueles apresentados. Em seguida, a aplicação do AHP, oportunizou identificar a opinião dos decisores sobre quais os principais critérios que estes consideram como valor agregado a produtos e serviços e que influenciam diretamente na decisão de compra. Na sequência, foram identificados quais os critérios percebidos como valor agregado a produtos e serviços oferecidos por concessionários de máquinas agrícolas, analisando e comparando os mais importantes em ordem de relevância, fazendo com que os resultados identificados possam ser utilizados por empresas do segmento agrícola na formulação de suas estratégias com clientes. Ao final do estudo, verificou-se que os critérios de pós-venda (28,41%), confiança (28,08%), relacionamento LP (15,15%), qualidade (13,81%), preço (9,44%) e marca (5,11%), são aqueles que os clientes percebem como valor agregado a produtos e serviços e são considerados prioritariamente no momento da decisão de compra.por
dc.contributor.advisor1Godoy, Leoni Pentiado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7499692835204617por
dc.contributor.referee1Stefano, Nara Medianeira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2043932840117404por
dc.contributor.referee2Ansuj, Angela Pellegrin
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4331195282444316por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3521448403320803por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International