Ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol: proposições a partir da praxiologia motriz e o método situacional
Resumo
O Voleibol caracteriza-se como uma prática motriz de cooperação e oposição e em virtude de ser classificada
como um Jogo Esportivo Coletivo, motiva uma gama de estudos científicos em diversos contextos. Pesquisas
relacionadas aos JECs são presença constantes nas publicações científicas de revistas, dissertações e teses. No
que tange a discussão dos métodos de ensino dos Jogos Esportivos Coletivos, percebe-se que são temas
recorrentes nas pesquisas, as quais, apresentam inúmeras formas de estruturar e organizar os processos de
ensino-aprendizagem-treinamento dessas modalidades. Nesses questionamentos específicos, os pesquisadores
visam ultrapassar a visão tecnicista ainda presente nos contextos de desenvolvimento dos Jogos Esportivos
Coletivos. Em relação ao Voleibol, também se percebe um aprofundamento teórico relacionado aos processos de
ensino-aprendizagem-treinamento, principalmente, pela disseminação dessa modalidade no contexto brasileiro.
Também é possível encontrar estudos que relacionem o Voleibol a uma teoria de análise de lógica interna dos
esportes, o que facilita o entendimento de toda sua estrutura de funcionamento. Em relação as discussões
levantadas, a Praxiologia Motriz se apresenta como a teoria que alicerça o entendimento da lógica interna do
Voleibol, isso, vem promovendo um debate diferenciado, à medida que alguns conceitos foram revistos e
aprofundados em relação ao processo de compreensão e de ensino-aprendizagem-treinamento dessa modalidade.
No que diz respeito aos métodos de ensino, o Método Situacional caracteriza-se como uma importante
ferramenta que instrumentaliza um novo conhecimento de como e porque ensinar, balizando o processo de
ensino-aprendizagem-treinamento do Voleibol por preceitos táticos situacionais que destacam o porquê fazer.
Entretanto, não é comum encontrar estudos que articulem esses dois conceitos de maneira que considere os
conhecimentos praxiológicos de forma instrumentalizada em uma prática pedagógica. Visto que, ambos os
conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento teórico-prático do Voleibol, a presente pesquisa
objetiva sistematizar os elementos do Voleibol para o processo de ensino-aprendizagem-treinamento a partir da
relação entre a Praxiologia Motriz com o Método Situacional. Através de uma pesquisa teórica e de uma análise
praxiológica o estudo apresentou uma conceituação da Praxiologia Motriz e do Método Situacional, bem como,
os principais elementos de cada teoria. Ao final do referencial teórico, apresentou a relação dos dois
conhecimentos, buscando articular os elementos relativos a lógica interna do Voleibol com os princípios
metodológicos do Método Situacional. Como resultado desse estudo, foi proposto a estruturação de um processo
de ensino-aprendizagem-treinamento do Voleibol, pautado pelos momentos do jogo organizados a partir das
fases do Método Situacional. Nessa sistematização, pode-se mostrar que o Método Situacional da conta de
contemplar os elementos relativos a dinâmica do jogo, ou seja, os princípios da Praxiologia Motriz. Dessa forma,
pôde-se superar a visão tradicional e tecnicista que baliza o processo de ensino-aprendizagem-treinamento do
Voleibol de forma dissociada as demandas do jogo.
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