Investigações dos gêneros episódio e exemplum na perspectiva sistêmico-funcional em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental
Resumo
O objetivo da pesquisa é investigar instanciações dos gêneros episódio e exemplum em Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da verificação do propósito sociocomunicativo e da Estrutura Esquemática de Gênero (EEG) dessas instanciações. Neste estudo, são utilizadas as bases teóricas da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) com foco em gêneros da família das estórias (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), mais especificamente episódio e exemplum, porque este subsidia o ensino de valores (FUZER; CASTRO; GERHARDT, 2016), e aquele, o ensino mais lúdico, principalmente quando na forma de piada (COSTA e CATTELAN, 2010). Foram selecionados, como universo de análise, os livros do 6º ao 9º ano das coleções “Português Linguagens” (CEREJA; MAGALHÃES, 2012) e “Projeto Teláris – Português” (BORGATO; BERTIN; MARCHEZI, 2012), por serem, respectivamente, os mais distribuídos pelo PNLD no triênio “2014 -2016” nas escolas públicas do Ensino Fundamental de Santa Maria, RS, totalizando oito volumes. Depois de identificadas as estórias nos livros, foram coletadas potenciais instanciações verbais de episódio e exemplum. Como recorte, foram selecionados os textos cujas atividades propostas pelos autores do LD contemplassem conteúdos gramaticais e discursivos, constituindo um corpus de 21 textos. A partir da análise linguística tomando por base o Sistema de Transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e o subsistema de Atitude do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005), foi possível comprovar que, dos 21 textos, 13 instanciam o gênero episódio e 8 o gênero exemplum, além de verificar recorrências léxico-gramaticais e semântico-discursivas para a EEG. Foram identificadas orações materiais e relacionais para introduzir personagens nas fases cenário e descrição na etapa Orientação nas instanciações de ambos os gêneros. Especificamente no exemplum, comportamentos de personagens são representados por orações relacionais e comportamentais; orações materiais constituem o problema nas etapas intermediárias e circunstâncias de localização no tempo e espaço, e polaridades negativas sinalizam esse problema; orações mentais realizam as fases reação e comentário na etapa Evento Marcante do episódio, e orações mentais, verbais e comportamentais constituem as fases reação, comentário e reflexão na etapa Interpretação do exemplum. Assim, o que diferencia um gênero do outro é o modo como o problema é respondido: reagido no episódio e interpretado no exemplum. Além disso, o gênero episódio apresenta mais avaliações de Afeto para cumprir seu propósito, e o exemplum, avaliações de julgamento para o mesmo fim. Em atividades elaboradas pelos autores do LDs, que contemplam noção de gênero e aspectos próximos aos Sistemas de Avaliação e Ideação, verificou-se que os gêneros episódio e exemplum prestaram-se mais à análise de conteúdos gramaticais do que discursivos nos LDs em estudo.
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