Humano-animal (suspensão): uma poética em performance
Resumo
Esta dissertação é uma extração de processos empíricos (sensíveis) vivenciados pelo autor (artista-performer) durante a pesquisa em poéticas visuais realizada entre os anos de 2016 e 2018. Tal pesquisa teve como objetivo conceber performances a partir do entrecruzamento (interpenetração) das fronteiras entre os corpos (e ações) humano e animal, oriundo do resgate de algumas experiências pessoais vivenciadas na proximidade com o animal doméstico – vaca – e da elaboração destas experiências na concreção de projetos / estudos para performances. Assim, esta pesquisa se dispõe a pensar de que maneira o entrecruzamento das fronteiras entre humano e animal pode construir outro horizonte para a produção de performances. Para tanto a trajetória de pesquisa percorre a criação de um corpo-outro – construído com a sobreposição de partes de uma vaca (crânio e couro) sobre o corpo do artista –, passando pela realização de projetos (estudos) para performances até a realização de ações presenciais em distintos espaços. Por este viés poético, são contextualizadas reflexivamente três performances e um projeto para performance que, no desenvolvimento da pesquisa, culminaram na ideia de suspensão, entendida como uma abertura à indefinição das fronteiras entre os corpos, os espaço-tempos, o acontecimento em meio a realidade cotidiana, a relação entre o performer e as testemunhas da performance e, paralelamente, um fenômeno de concentração da atenção e da energia das testemunhas e do performer durante a construção de um espaço-tempo performático. Algumas das performances que compuseram esta pesquisa tornaram-se referência local em discussões acerca da arte, gerando um impacto sentido não só no meio artístico como no contexto mais amplo da sociedade regional, levando a questionamentos sobre os limites éticos e estéticos do fazer artístico.
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