Mostrar registro simples

dc.creatorPeres, Leandro Ayres
dc.date.accessioned2018-10-09T17:27:45Z
dc.date.available2018-10-09T17:27:45Z
dc.date.issued2016-03-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14503
dc.description.abstractThis study focused on the relationship between the media and the formation of the Otaku Group, term used in Brazil to describe fans of Japanese pop culture. Thus, in order to understand how the media operates in the formation of new sociability, especially the Otaku Group; the role it assumes the identity formations, understand the relationship between technological advances and globalization process in group formation and; establish a description of the otaku lifestyle. To this end, the methodological approach consists of triangulation three steps: literature search, research on media consumption and applied research with the Otaku Group. In this process, we performed a historical-media survey, correlating it with the forms of sociability and derived their involvement in identity formation. As for this employed the following research techniques: participant observation with the group under study, questionnaires, conducting focus groups and interviews.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGSpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMídiapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectConsumo e globalizaçãopor
dc.subjectMediaeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectSociabilityeng
dc.subjectConsumption and globalizationeng
dc.titleMídia, identidades e sociabilidades: um olhar sobre os Otakuspor
dc.title.alternativeMedia, identities and sociabilitys: a look on Otakuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem como foco a relação entre a mídia e a formação do Grupo Otaku, termo utilizado no Brasil para designar os fãs da cultura pop japonesa. Deste modo, objetivando compreender como a mídia atua na formação de novas sociabilidades, em especial o Grupo Otaku; o papel que ela assume nas formações identitárias; entender a relação entre os avanços tecnológicos e o processo de globalização na formação do grupo; e estabelecer uma descrição do modo de vida Otaku. Para tal, o percurso metodológico consiste na triangulação de três etapas: Pesquisa bibliográfica, pesquisa sobre o consumo midiático e pesquisa aplicada junto ao Grupo Otaku. Neste processo, efetuou-se um levantamento histórico-midiático, correlacionando o mesmo com as formas de sociabilidade derivadas e sua implicação na formação identitária. Sendo para isto empregadas as seguintes técnicas de pesquisa: observação participante junto ao grupo em estudo, aplicação de questionários, realização de grupo focal e entrevistas.por
dc.contributor.advisor1Soares, Andre Luis Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984779171371127por
dc.contributor.referee1Mocellin, Maria Clara
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0663507003477998por
dc.contributor.referee2Rocha, Sibila
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7743351050223572por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2341531995957089por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International