dc.creator | Borcioni, Leonardo | |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T19:08:41Z | |
dc.date.available | 2018-10-09T19:08:41Z | |
dc.date.issued | 2012-03-09 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14505 | |
dc.description.abstract | This Master’s thesis addresses the cultural institution “School Museum of the Evangelical
School Augusto Pestana”, in Ijuí, founded in 1973, from a study on the constitution of a social
memory of a cultural group with ethnic connotations. From theoretical references such as memory and
ethnicity, this study discusses concepts regarding their historical and cultural dimensions, i.e., the way
in which this cultural group of Teutonic Evangelicals in Ijuí produces discursive strategies of
belonging to a particular ethnic segment through a posture of preservation of a historic past, as a
strategy of resistance to acculturation in a context marked by multiculturalism and loss of traditional
cultural references in a culturally dynamic society. Through a policy of heritage preservation, gathered
at the school museum mentioned, it is possible to observe how Teutonic Evangelicals in Ijuí use
discourses of belonging related to the evangelical community of Ijuí and to a transnational German
community, supposedly imaginary, as a way of differentiation between this and other local cultural
groups, establishing a hierarchy among their group, based on the authority and legitimacy of a
particular historic discourse. This work aims to understand how such strategies and discourses of
belonging to a distinct cultural group of ethnic connotations recurs to an ideological and political
strategy that uses a history that is being constantly updated and adapted to a local and particularized
context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Museu escolar | por |
dc.subject | Memória coletiva | por |
dc.subject | Grupo cultural e patrimônio histórico | por |
dc.subject | School museum | eng |
dc.subject | Collective memory | eng |
dc.subject | Cultural group and historical heritage | eng |
dc.title | O museu escolar do CEAP: reflexões sobre a prática museal e a relação entre memória e história | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado aborda a instituição cultural Museu Escolar do Colégio
Evangélico Augusto Pestana, de Ijuí, fundado em 1973, a partir de um estudo sobre a
constituição de uma memória social em torno de um grupo cultural com conotações étnicas.
Problematiza-se, a partir de referenciais teóricos como memória e etnicidade, conceitos
compreendidos em sua dimensão cultural e histórica, de que forma o grupo cultural dos teutoevangélicos
de Ijuí elabora estratégias discursivas de pertencimento a um determinado
segmento étnico através de uma postura de preservação de um passado histórico, como
estratégia de resistência frente à sua aculturação em um contexto marcado pelo
multiculturalismo, e perda de referencias culturais tradicionais em uma sociedade
culturalmente dinâmica. Através de uma política de preservação patrimonial, reunida em
torno do Museu Escolar do CEAP, pode-se perceber como os teutos-evangélicos de Ijuí se
utilizam de discursos de pertencimento ora em relação à Comunidade Evangélica da Ijuí, ora a
uma comunidade germânica transnacional, supostamente imaginária, como forma de
diferenciação entre este e outros grupos culturais locais, seja como forma de estabelecer uma
hierarquia entre o próprio grupo, em torno da autoridade e legitimidade de um determinado
discurso histórico. Enfim, procura-se perceber como tais estratégias e discursos de
pertencimento a um grupo cultural diferenciado, de conotações étnicas, forma parte de um
recurso a uma estratégia ideológica e política que se utiliza de uma história que vem sendo
constantemente reelaborada e adaptada a um contexto local e particularizado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Andre Luis Ramos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4984779171371127 | por |
dc.contributor.referee1 | Zanini, Maria Catarina Chitolina | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4222381114451307 | por |
dc.contributor.referee2 | Rangel, Carlos Roberto da Rosa | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5320109885539783 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5873768529575814 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Sociologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |