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dc.creatorBorcioni, Leonardo
dc.date.accessioned2018-10-09T19:08:41Z
dc.date.available2018-10-09T19:08:41Z
dc.date.issued2012-03-09
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14505
dc.description.abstractThis Master’s thesis addresses the cultural institution “School Museum of the Evangelical School Augusto Pestana”, in Ijuí, founded in 1973, from a study on the constitution of a social memory of a cultural group with ethnic connotations. From theoretical references such as memory and ethnicity, this study discusses concepts regarding their historical and cultural dimensions, i.e., the way in which this cultural group of Teutonic Evangelicals in Ijuí produces discursive strategies of belonging to a particular ethnic segment through a posture of preservation of a historic past, as a strategy of resistance to acculturation in a context marked by multiculturalism and loss of traditional cultural references in a culturally dynamic society. Through a policy of heritage preservation, gathered at the school museum mentioned, it is possible to observe how Teutonic Evangelicals in Ijuí use discourses of belonging related to the evangelical community of Ijuí and to a transnational German community, supposedly imaginary, as a way of differentiation between this and other local cultural groups, establishing a hierarchy among their group, based on the authority and legitimacy of a particular historic discourse. This work aims to understand how such strategies and discourses of belonging to a distinct cultural group of ethnic connotations recurs to an ideological and political strategy that uses a history that is being constantly updated and adapted to a local and particularized context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMuseu escolarpor
dc.subjectMemória coletivapor
dc.subjectGrupo cultural e patrimônio históricopor
dc.subjectSchool museumeng
dc.subjectCollective memoryeng
dc.subjectCultural group and historical heritageeng
dc.titleO museu escolar do CEAP: reflexões sobre a prática museal e a relação entre memória e históriapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado aborda a instituição cultural Museu Escolar do Colégio Evangélico Augusto Pestana, de Ijuí, fundado em 1973, a partir de um estudo sobre a constituição de uma memória social em torno de um grupo cultural com conotações étnicas. Problematiza-se, a partir de referenciais teóricos como memória e etnicidade, conceitos compreendidos em sua dimensão cultural e histórica, de que forma o grupo cultural dos teutoevangélicos de Ijuí elabora estratégias discursivas de pertencimento a um determinado segmento étnico através de uma postura de preservação de um passado histórico, como estratégia de resistência frente à sua aculturação em um contexto marcado pelo multiculturalismo, e perda de referencias culturais tradicionais em uma sociedade culturalmente dinâmica. Através de uma política de preservação patrimonial, reunida em torno do Museu Escolar do CEAP, pode-se perceber como os teutos-evangélicos de Ijuí se utilizam de discursos de pertencimento ora em relação à Comunidade Evangélica da Ijuí, ora a uma comunidade germânica transnacional, supostamente imaginária, como forma de diferenciação entre este e outros grupos culturais locais, seja como forma de estabelecer uma hierarquia entre o próprio grupo, em torno da autoridade e legitimidade de um determinado discurso histórico. Enfim, procura-se perceber como tais estratégias e discursos de pertencimento a um grupo cultural diferenciado, de conotações étnicas, forma parte de um recurso a uma estratégia ideológica e política que se utiliza de uma história que vem sendo constantemente reelaborada e adaptada a um contexto local e particularizado.por
dc.contributor.advisor1Soares, Andre Luis Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984779171371127por
dc.contributor.referee1Zanini, Maria Catarina Chitolina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4222381114451307por
dc.contributor.referee2Rangel, Carlos Roberto da Rosa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5320109885539783por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5873768529575814por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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