O memorial do colégio Manoel Ribas: um diagnóstico para o planejamento museológico
Resumo
O presente estudo tem como objetivo apontar um diagnóstico para a elaboração de um Plano Museológico do Memorial do Colégio Manoel Ribas para consolidá-lo como um espaço de pesquisa, produção de conhecimento e ensino. Justifica-se a escolha desse tema, em primeiro lugar, pelo fato de que o Colégio é uma das poucas instituições de Ensino Básico que possui um museu. Por outro lado, a existência da Lei 11.904/2009, que instituiu o Estatuto Brasileiro de Museus (Artigos 44, 45, 46 e 47), torna obrigatória a elaboração e implantação do Plano Museológico. Assim, faz-se necessária a construção de um estudo específico a fim de realizar um diagnóstico para a elaboração de um Planejamento Museológico, tendo em vista a promoção de ações de preservação, conservação e divulgação do Memorial do Colégio Manoel Ribas, bem como analisar sua inserção no contexto educacional santa-mariense, destacando-o como patrimônio cultural e espaço de formação da memória e identidade regional. Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso no Memorial. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, procurando demonstrar a importância do acervo do Memorial como patrimônio da escola. Buscaram-se leituras em artigos científicos, notícias de jornais, teses e outros trabalhos acadêmicos. Ao propor tal ação para a Instituição, considera-se, sobretudo, a possibilidade e viabilidade de sua efetiva aplicação, sendo também tal diagnóstico apresentado como produto desta dissertação para o Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGPPC/ UFSM).
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