dc.creator | Jesus, Rhenan Ferraz de | |
dc.date.accessioned | 2018-10-31T19:56:24Z | |
dc.date.available | 2018-10-31T19:56:24Z | |
dc.date.issued | 2018-08-07 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14718 | |
dc.description.abstract | The present study had as objective to analyze how the health theme has been approached in
the Physical Education (EF) in High School (EM), from the perceptions in school documents
and from the perspective of EF teachers and students. This is an exploratory case study. A
literature review was performed. We analyzed materials that guide educational practices
(Pedagogical Administrative Political Project - PPAP, Physical Education Study Plans - PEEF,
and Physical Education Clubs - CEF). Complementing the collected materials, we conducted
semi-structured interviews with four teachers of EF and applied a questionnaire to 134
students of EM. The analysis method used was content analysis. In general, the results lead us
to point out that the treatment of the health theme is given: a) educational proposals
(Pedagogical Administrative Political Project, Physical Education Area Study Plan and
Physical Education Clubs) give more emphasis to the understanding of the category of
analysis Social relations and communication, as essential for creating dialogues around school
health issues; b) in the teachers' report, this emphasis is broadened in the approach of several
conceptual aspects (category Concepts and convictions) and procedural ones (Competences
category), most of them being based on the disease, such as a concern to alert students about
the possible health risks due to the adoption of habits and behaviors in health not so healthy;
and c) by the students' view, health has been understood more in the treatment of the
categories of analysis Competences and Behaviors and lifestyle, mainly, to aspects of the
practice of activities that involve motor actions of its practitioners. From the study carried out
in the investigated context, it was concluded that the treatment of the health theme has been
understood differently between the documents analyzed, to the perspective of the teachers of
EF and, also, to the perception of the students of EM. This observation allows us to analyze
that in the school studied, not always what is articulated around the health theme, both in the
analysis of the educational proposals of the school and in the area of Physical Education, as
well as the teachers' conceptions, can be easily understood by the students, as systematized
and organized in the pedagogical work of the school and the teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Conhecimentos | por |
dc.subject | Atitudes e práticas em saúde | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Case study | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Health knowledge | eng |
dc.subject | Attitudes | eng |
dc.subject | Practice | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | Educação física e saúde: conhecimentos e concepções advindas no contexto do ensino médio | por |
dc.title.alternative | Physical education and health: knowledge and conceptions from high school context | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo analisar como o tema saúde tem sido abordado na
Educação Física (EF) escolar no Ensino Médio (EM), a partir das percepções em documentos
escolares e da perspectiva de professores de EF e de estudantes. Trata-se de um estudo caso
exploratório. Foi realizada uma revisão de literatura. Analisaram-se materiais que orientam as
práticas educativas (Projeto Político Administrativo Pedagógico – PPAP, Planos de estudos da
área da Educação Física – PEEF, e Clubes de Educação Física – CEF). Complementando os
materiais coletados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de
EF e aplicado um questionário a 134 estudantes do EM. O método de análise utilizado foi a
análise de conteúdo. De forma geral, os resultados levam a apontar que o tratamento do tema
saúde se dá: a) as propostas educativas (Projeto Político Administrativo Pedagógico, Plano de
Estudos da área da Educação Física e Clubes de Educação Física) dão mais ênfase no
entendimento da categoria de análise Relações sociais e comunicação, como essenciais para
criar diálogos em torno das questões relativas à saúde na escola; b) no relato dos professores,
essa ênfase é ampliada na abordagem de diversos aspectos conceituais (categoria Conceitos e
convicções) e procedimentais (categoria Competências), estando a maioria deles pautado a
partir da doença, a exemplo de uma preocupação em alertar os alunos sobre os possíveis
riscos à saúde em virtude da adoção de hábitos e comportamentos em saúde não tão
saudáveis; e c) pela visão dos estudantes, a saúde tem sido entendida mais no tratamento das
categorias de análise Competências e Comportamentos e estilo de vida, principalmente, a
aspectos da prática de atividades que envolvam ações motoras de seus praticantes. A partir da
realização deste estudo no contexto investigado, concluiu-se que o tratamento do tema saúde
tem sido entendido diferentemente entre os documentos analisados, para a perspectiva dos
professores de EF e, também, diante da percepção dos estudantes do EM. Essa observação
permite analisar que, na escola estudada, nem sempre o que está articulado em torno do tema
saúde, tanto na análise das propostas educativas da escola e da área da Educação Física,
quanto das concepções dos professores, consegue ser compreendido de maneira fácil pelos
estudantes, conforme sistematizado e organizado no trabalho pedagógico da escola e dos
professores. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sawitzki, Rosalvo Luis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0185565372906256 | por |
dc.contributor.referee1 | Copetti, Jaqueline | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1554363972064498 | por |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Ivan Marcelo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5874951331253226 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3386254513964221 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |