Modelo para avaliação estratégica de redes de cooperação
Resumo
A globalização provocou um aumento da concorrência no mercado; devido a isto, nas últimas décadas, as empresas têm buscado diferentes maneiras de sobreviver e gerar altos lucros. As alianças estratégicas tornaram-se populares entre as corporações, como forma de reduzir custos, obter conhecimento, gerar produtos mais inovadores, obter diferentes canais de distribuição, entre outras vantagens. No entanto, esses tipos de organizações nem sempre são bem-sucedidos. Há uma falta de modelos na literatura que possam avaliar o desempenho de parcerias e de cada empresa individual fazendo parte dela. Assim, este estudo pretende desenvolver um novo modelo genérico que possa avaliar o desempenho de alianças horizontais e verticais e fornecer informações sobre a estratégia de negócios em que cada aliança deve se concentrar para melhorar seu desempenho. O novo modelo 3D baseia-se em dois modelos existentes, o modelo Weise (2005) e o modelo Petter (2012). Para provar sua aplicabilidade, foi implementado em duas alianças estratégicas diferentes em Santa Maria, RS: Sonnen Energia e APL - Metal Centro. Resultados da avaliação do desempenho dessas duas alianças estratégicas usando o modelo 3D, fornecem aos usuários informações importantes para garantir o sucesso em seus objetivos de curto e longo prazos.
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