Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Elke Lima dos
dc.date.accessioned2018-11-07T20:03:24Z
dc.date.available2018-11-07T20:03:24Z
dc.date.issued2018-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14776
dc.description.abstractThe present study analyzes the scenario about commercialization of pinion nut, as a non-timber product, as well as the political and organizational actions to build its productive chain, in comparison with Brazil Nut marketed in the north of the country. This study had as main objective to identify and discuss the existing mechanisms for the commercialization of pinion, aiming the promotion and development of his productive chain through application of an open questionnaire, divided into three topics according to the question themes, having as targets stakeholders linked to research and commercialization of both non-timber forest products. Based on the information collected, elaborated three topics of discussion entitled: 1. Characterization of chain and social organization, 2. Quantities, values and processing, 3. Public Policies and actions related to the pinion and Brazil Nut production chain. With the research, it concludes that historical question are related to the difference in the current situation of these products commercialization. Also the pinion presents itself as a product with secondary representativeness next to the income formation of producers involved in the production chain, as it happens with Brazil Nut in the north of Brazil, which contributes so that the commercialization structure of the pinion turn incipient and requires the organization of civil society, as well as greater interest and attention on the part of the public power with actions that involve entities that can assist in different areas, as well as grant technical assistance, research and financial support. Another relevant factor is that due to its excellent nutritional properties, several researches are underway to use the pinion for the most diverse purposes, the processing for turn into base product, such as the pinion nut flour being presented both, for the producer as to the literature, as the great strategy for the insertion of pinion in the consumer market with the capacity to compete with the other existing flours, due to their differentiated characteristics. Therefore, it is concluded that financial incentives and public policies are the main actions identified in the research for the structuring and consolidation of NTFP productive chains, therefore, the greatest responsibility for this is the responsibility of the public power, with its attention and actions so that civil society is encouraged to organize and, thus, to generate a real movement for the creation and permanence of the product chain of the socioeconomic biodiversity of the Brazilian extractivists, mainly pinion.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComercializaçãopor
dc.subjectPFNMpor
dc.subjectAraucaria angustifoliapor
dc.subjectCommercializationeng
dc.subjectNTFPeng
dc.subjectAraucaria angustifoliaeng
dc.titleAnálise dos instrumentos organizacionais e políticos para a construção da cadeia produtiva do pinhão no Rio Grande do Sulpor
dc.title.alternativeAnalysis of organizational and political instruments for the construction of the pinion nut production chain in Rio Grande do Suleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho apresenta-se o estudo a respeito do cenário na comercialização do pinhão, quanto produto florestal não madeireiro, bem como as ações políticas e organizacionais necessárias a construção de sua cadeia produtiva, em comparação com a castanha-do-Brasil comercializada no norte do país. O trabalho teve como objetivo principal identificar e discutir os mecanismos existentes para a comercialização do pinhão, visando a promoção e desenvolvimento de sua cadeia produtiva. O estudo foi realizado através da aplicação de questionário aberto, divido em três tópicos de acordo com os temas das perguntas, tendo como público-alvo representantes-chave ligados a comercialização e pesquisa de ambos produtos florestais não madeireiros. Com base nas informações retiradas dos dados coletados, elaborou-se três tópicos de discussão intitulados: 1. Caracterização de cadeias e organização social, 2. Quantidades, valores e beneficiamento e 3. Políticas públicas e ações voltadas à cadeia produtiva do pinhão e da castanha. Com a pesquisa, conclui-se que questões históricas estão relacionadas a diferença na situação atual da comercialização dos produtos em questão. Também, o pinhão apresenta-se como um produto com representatividade secundária junto à formação da renda dos produtores envolvidos na cadeia e não como renda principal, como acontece com a castanha no norte do Brasil, o que contribui para que a estrutura da comercialização do pinhão seja incipiente e requeira organização da parte da sociedade civil, bem como maior interesse e atenção da parte do poder público com ações que envolvam entidades que possam assistir nas mais diferentes esferas, bem como conceder assistência técnica, pesquisas e apoio financeiro. Outro fator relevante é o ato de que devido as suas excelentes propriedades nutricionais, várias são as pesquisas em curso para a utilização do pinhão para as mais diversas finalidades, tendo o processamento para transformação de um produto base como a farinha do pinhão apresentando-se, tanto para os entrevistados-chave quanto para a literatura, como sendo a grande estratégia para a inserção do pinhão no mercado consumidor com capacidade para competir com as demais farinhas já existentes, devido as suas características diferenciadas. E por fim, conclui-se que incentivos financeiros e as políticas públicas são as principais ações identificadas na pesquisa para a estruturação e a consolidação de cadeias produtivas de PFNM, assim, a maior responsabilidade para que isso ocorra fica a cargo do poder público, com a sua atenção e ações incidindo para que a sociedade civil seja estimulada a organizar-se e, com isso, gere um real movimento para a criação e a permanência da cadeia de produtos da sociobiodiversidede na economia dos extrativistas brasileiros, principalmente do pinhão.por
dc.contributor.advisor1Farias, Jorge Antonio de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537008908546721por
dc.contributor.referee1Balbinot, Rafaelo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7862635734299980por
dc.contributor.referee2Gomes, Gabriela Schmitz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9349096811428385por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0164138649468206por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentRecursos Florestais e Engenharia Florestalpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Florestalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International