dc.creator | Souza, Dainan Lanes de | |
dc.date.accessioned | 2018-11-07T20:28:33Z | |
dc.date.available | 2018-11-07T20:28:33Z | |
dc.date.issued | 2018-08-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14777 | |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the implications of semiotic structuring in the process of legitimacy of Physical Education in relation to the area of languages, justified by the need for recognition of professionals involved in the relationship established in this area of knowledge in basic education. The methodology is characterized by a theoretical study, of a dialectical method, with a refined bibliographical revision, where the teaching documents of Physical Education in the area of languages (National Curricular Parameters [PCN's, 1999] and the National Curricular Common Base [BNCC, 2017]) and the works constituted during the period of approval of these documents. The results indicate that there is no homogeneity in the concept of language presented in the guiding documents, and the need to construct a grammar for body language, which can be established by the Motory Praxiology (PM), through an analytical concept of Semiotics which can be the starting point for a pedagogical intervention through a propositional concept of Semiotics given by the Pedagogy of Corporeity (PC). These are aspects of communication and language relevant in the teaching process learning the manifestations of the body culture of movement that can corroborate in the recognition of this component in this area of knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Semiótica | por |
dc.subject | Praxiologia motriz | por |
dc.subject | Pedagogia da corporeidade | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.subject | Semiotics | eng |
dc.subject | Motor praxiology | eng |
dc.subject | Pedagogy of corporeity | eng |
dc.title | Educação física na área das linguagens | por |
dc.title.alternative | Physical education in the area of languages | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva analisar as implicações da estruturação semiótica no processo de legitimidade da Educação Física em relação à área das linguagens, justificando-se pela necessidade de reconhecimento dos profissionais envolvidos na relação estabelecida nesta área do conhecimento na educação básica. A metodologia se caracteriza por um estudo teórico, de método dialético, com uma refinada revisão bibliográfica, em que são investigados os documentos norteadores de ensino da Educação Física na área das linguagens (Parâmetros Curriculares Nacionais [PCN’s, 1999] e a Base Nacional Comum Curricular [BNCC, 2017]) e os trabalhos constituídos no período de homologação desses documentos. Os resultados encontrados indicam que não há uma homogeneidade no conceito de linguagem apresentado nos documentos norteadores, e a necessidade de construção de uma gramática para a linguagem corporal, a qual é estabelecida pela Praxiologia Motriz (PM), através de um conceito analítico de Semiótica, que pode ser o ponto de partida para uma intervenção pedagógica por meio de um conceito propositivo de Semiótica, dado pela Pedagogia da Corporeidade (PC). Essas constituem aspectos de comunicação e linguagem relevantes no processo de ensino-aprendizagem das manifestações da cultura corporal de movimento, corroborando o reconhecimento deste componente nesta área do conhecimento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2539825151216671 | por |
dc.contributor.referee1 | Schmitz Filho, Antonio Guilherme | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9251797427714461 | por |
dc.contributor.referee2 | Fighera, Adriana Claudia Martins | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5747878906492415 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3273634688356200 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |