Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Dainan Lanes de
dc.date.accessioned2018-11-07T20:28:33Z
dc.date.available2018-11-07T20:28:33Z
dc.date.issued2018-08-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14777
dc.description.abstractThis study aims to analyze the implications of semiotic structuring in the process of legitimacy of Physical Education in relation to the area of languages, justified by the need for recognition of professionals involved in the relationship established in this area of knowledge in basic education. The methodology is characterized by a theoretical study, of a dialectical method, with a refined bibliographical revision, where the teaching documents of Physical Education in the area of languages (National Curricular Parameters [PCN's, 1999] and the National Curricular Common Base [BNCC, 2017]) and the works constituted during the period of approval of these documents. The results indicate that there is no homogeneity in the concept of language presented in the guiding documents, and the need to construct a grammar for body language, which can be established by the Motory Praxiology (PM), through an analytical concept of Semiotics which can be the starting point for a pedagogical intervention through a propositional concept of Semiotics given by the Pedagogy of Corporeity (PC). These are aspects of communication and language relevant in the teaching process learning the manifestations of the body culture of movement that can corroborate in the recognition of this component in this area of knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectPraxiologia motrizpor
dc.subjectPedagogia da corporeidadepor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectMotor praxiologyeng
dc.subjectPedagogy of corporeityeng
dc.titleEducação física na área das linguagenspor
dc.title.alternativePhysical education in the area of languageseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo objetiva analisar as implicações da estruturação semiótica no processo de legitimidade da Educação Física em relação à área das linguagens, justificando-se pela necessidade de reconhecimento dos profissionais envolvidos na relação estabelecida nesta área do conhecimento na educação básica. A metodologia se caracteriza por um estudo teórico, de método dialético, com uma refinada revisão bibliográfica, em que são investigados os documentos norteadores de ensino da Educação Física na área das linguagens (Parâmetros Curriculares Nacionais [PCN’s, 1999] e a Base Nacional Comum Curricular [BNCC, 2017]) e os trabalhos constituídos no período de homologação desses documentos. Os resultados encontrados indicam que não há uma homogeneidade no conceito de linguagem apresentado nos documentos norteadores, e a necessidade de construção de uma gramática para a linguagem corporal, a qual é estabelecida pela Praxiologia Motriz (PM), através de um conceito analítico de Semiótica, que pode ser o ponto de partida para uma intervenção pedagógica por meio de um conceito propositivo de Semiótica, dado pela Pedagogia da Corporeidade (PC). Essas constituem aspectos de comunicação e linguagem relevantes no processo de ensino-aprendizagem das manifestações da cultura corporal de movimento, corroborando o reconhecimento deste componente nesta área do conhecimento.por
dc.contributor.advisor1Ribas, João Francisco Magno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2539825151216671por
dc.contributor.referee1Schmitz Filho, Antonio Guilherme
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251797427714461por
dc.contributor.referee2Fighera, Adriana Claudia Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747878906492415por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273634688356200por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International