dc.creator | Antonio, Wagner de Souza | |
dc.date.accessioned | 2019-01-09T15:15:51Z | |
dc.date.available | 2019-01-09T15:15:51Z | |
dc.date.issued | 2018-03-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15277 | |
dc.description.abstract | This Master's Dissertation investigates, in the field of Art and Technology, the process of capturing variables in audiovisual interactions, in order to determine strategies capable of gauging singularities to a videographic aesthetics. Developing through this experience a personal practice governed by the term "influence", next to the audiovisual live. Aiming at this, to describe the process of opening these channels of influence employed in the artistic practice of the image projected as performance. The report is structured in three chapters that accompany the method of opening this data in the materiality towards the digital in a parametric way. The first chapter, in preliminary conditions, proposes a chronology of the moving image in search of constituent elements of the practices related to the live audiovisual. It follows in the following chapters, listing the action of the body next to the creative codification, configuring this body as luminescent variable in the propositive action, through the investigation of the contemporary dance movement. As a consequence of the action of the body, this search for ways to expand the possibilities of obtaining channels of influence with other sources, providing a reflection on the performance process in the present time. In this sense, a reflection on the temporal condition of the live performance and its perceptions regarding the time of each observer happens conceptually. Finally, the study seeks to list conditions with the potential to obtain new channels of influence, through the humanities expressed in social networks, in an online environment, for example. As a result it is possible to identify in the experience a glimpse of the moment at which live audiovisual is in the spectrum of contemporary art with technological bias | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arte contemporânea | por |
dc.subject | Arte e tecnologia | por |
dc.subject | ArteGenerativa | por |
dc.subject | Live cinema | eng |
dc.subject | Influência | por |
dc.subject | Contemporary art | eng |
dc.subject | Art and technology | eng |
dc.subject | Generative art | eng |
dc.subject | Influence | eng |
dc.title | Luminescências singulares: influências no audiovisual ao vivo | por |
dc.title.alternative | Single luminescences: influences in live audiovisual | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A presente Dissertação de Mestrado investiga, no campo da Arte e Tecnologia, o processo de captura de variáveis em interações audiovisuais, de forma a determinar estratégias capazes de aferir singularidades a uma estética videográfica. Desenvolvendo através dessa experiência uma prática pessoal regida pelo termo “influência”,junto ao audiovisual ao vivo. Objetivando desta forma, descrevero processo de abertura desses canais de influência empregados na prática artística da imagem projetada como performance. O relato é estruturado em três capítulos que acompanham o método de abertura desses dados na materialidade em direção ao digital de forma paramétrica. O primeiro capitulo, em condições preliminares, propõe uma cronologia da imagem em movimento na busca de elementos constituintes das práticas relativas ao audiovisual ao vivo. Segue-se, nos capítulos seguintes, elencando a ação do corpo junto à codificação criativa, configurando esse corpo como variável luminescente na ação propositiva, através da investigação do movimento da dança contemporânea. Como consequência da ação do corpo, decorre essa busca por formas de ampliar as possibilidades de obtenção de canais de influência junto a outras fontes, proporcionando uma reflexão a respeito do processo performático em tempo presente. Nesse sentido, acontece conceitualmente uma reflexão a respeito da condição temporal da performance ao vivo e suas percepções quanto a questão do tempo de cada observador. Por fim, o estudo busca listar condições com potencialidade de obter novos canais deinfluência, através das humanidades expressas nas redes sociais, em ambiente online, por exemplo. Como resultado é possível identificar na experiência um vislumbre do momento ao qual o audiovisual ao vivo encontra-se no espectro da arte contemporânea com viés tecnológico. | por |
dc.contributor.advisor1 | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1234650265478193 | por |
dc.contributor.referee1 | Tomaim, Cássio dos Santos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3376343720313755 | por |
dc.contributor.referee2 | Tedesco, Elaine Athayde Alves | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3522735126156406 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1528511102768395 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |