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dc.contributor.advisorCanha, Luciane Neves
dc.creatorCopetti, Rudieri Bley
dc.date.accessioned2019-02-28T13:19:31Z
dc.date.available2019-02-28T13:19:31Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.date.submitted2018-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15800
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2018por
dc.description.abstractThe growing concern with the preservation of the environment and the search for the diversification of the electric matrix is on the rise in Brazil and in the world. These factors, coupled with the increased demand for energy and industry development, have boosted the world's electricity generation from renewable sources. Among these, one with great potential for growth in the coming years is Photovoltaic Energy. Within this scenario, only in 2012 with Normative Resolution (REN) 482, that any consumer can generate its own energy, in Brazil. Thus, the present work analyzes the financial viability of the insertion of photovoltaic modules in a client of group A4. The study carried out based on the mass memory of this client, located in the city of Santa Maria -RS, analyzes economic viability through economic indicators such as: Net Present Value (NPV), Simple Payback, Discounted Payback and Internal Rate of Return (IRR). The financial analyzes were performed with the help of Microsoft Excel software. As a basis for the analyzes, we considered the energy tariffs of the local power utility, the budgets obtained for the implementation of Photovoltaic System, the rates commonly used in the market and the relevant taxes in the area of operation. Thus, the analysis was carried out for six (6) scenarios, four of them for total consumption and two for the partial consumption of the customer. The results show that in three (3) of the six (6) scenarios the investment on Photovoltaic System is preferable to another standard market investment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSistemas fotovoltaicospor
dc.subjectViabilidade econômicapor
dc.subjectRedes elétricas inteligentespor
dc.subjectPhotovoltaic systemeng
dc.subjectFinantial viabilityeng
dc.subjectSmart gridseng
dc.subjectEconomic analysiseng
dc.titleAnálise da viabilidade econômica da implementação de módulos fotovoltaicos em um consumidor do tipo A4por
dc.title.alternativeAnalysis of the technical-economic viability of the implementation of photovoltaic modules in a consumer of type A4eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Engenharia Elétricapor
dc.description.resumoA crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e a busca pela diversificação da matriz energética está em alta no Brasil e no mundo. Esses fatores, associados ao aumento na demanda por energia e desenvolvimento da indústria, impulsionaram a geração de energia elétrica no mundo a partir de fontes renováveis. Dentre essas, uma com grande potencial de crescimento nos próximos anos é a Energia Fotovoltaica. Dentro desse cenário, a partir de 2012 com a Resolução Normativa (REN) 482, que qualquer consumidor pode gerar sua própria energia, no Brasil. Dessa forma, o presente trabalho analisa a viabilidade financeira da inserção de módulos fotovoltaicos em um cliente do grupo A4. O estudo executado a partir da memória de massa desse cliente, situado na cidade Santa Maria -RS, analisa a viabilidade econômica através de indicadores econômicos, como: Valor presente Líquido (VPL), Payback Simples Payback Descontado e Taxa interna de Retorno (TIR). As análises financeiras foram executadas com o auxílio do software Microsoft Excel. Como base para as análises, considerouse as tarifas de energia da concessionária local, os orçamentos obtidos para a implementação do Sistema Fotovoltaico (SFV) dimensionado, as taxas comumente usadas no mercado e os impostos pertinentes a área de atuação. Assim sendo, realizou-se a análise para seis (6) cenários, sendo quatro (4) deles para o consumo total e dois (2) para o consumo parcial do cliente. Os resultados mostram que em três (3) dos seis (6) cenários é preferível o investimento em um SFV a outro investimento padrão de mercado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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