Vazio e subjetividade: retratos da infância nas graphic novels de Neil Gaiman e Dave Mckean
Resumo
A infância é uma das constantes nas narrativas de Neil Gaiman, manifestando-se nos mais diversos gêneros textuais. Desprovida de nostalgia, a infância, nas obras de Gaiman, é um ambiente ameaçador, de inseguranças e incertezas: as crianças conhecem pouco do mundo e o que conhecem apenas inspira medo. Isso fica ainda mais claro em obras narradas em primeira pessoa e que giram em torno de recordações da infância; os narradores não sabem apontar com exatidão o que aconteceu no passado, formando lacunas em suas memórias. É através disso que o elemento fantástico se manifesta nas obras: pode ser que, em meio aos eventos recordados pelo narrador, haja aspectos fantásticos, algo de sobrenatural, ou pode ser que isso seja apenas resultado das incertezas referentes às suas lembranças. Sendo que Gaiman é conhecido por sua obra em quadrinhos – principalmente por Sandman (1989 – 1996) -, não causa surpresa o fato de que esse jogo entre memória e infância também se manifeste nesse gênero. É o caso das obras que serão objetos desta pesquisa, Violent Cases (1987) e Mr. Punch (1994): ambas são ilustradas pelo artista Dave McKean e tratam de um narrador adulto recordando eventos traumáticos da infância, sobre os quais não há certeza se realmente aconteceram. Tendo isso em vista, a pesquisa proposta nesta dissertação oferece uma discussão a respeito de como as lacunas nas memórias dos narradores se manifestam nas obras, e de que maneira a linguagem única dos quadrinhos expõe essas lacunas ao leitor: o vazio e o esquecimento, portanto, são os principais temas de debate. Para isso, partiremos de um diálogo entre teoria literária e teoria dos quadrinhos com o intuito de observar como essas teorias se relacionam e assim estudar como o vazio é empregado nas obras em questão, em quais pontos as narrativas se aproximam e em quais se distanciam, partindo da hipótese de que há uma correlação entre o espaço em branco entre os painéis – chamado de ‘sarjeta’ – e o esquecimento dos narradores.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: