dc.creator | Scherer, Renan Gustavo | |
dc.date.accessioned | 2019-03-06T17:34:49Z | |
dc.date.available | 2019-03-06T17:34:49Z | |
dc.date.issued | 2018-05-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15839 | |
dc.description.abstract | The performance of pavements is influenced by several factors. In the mechanisticempirical
design, one of these is the bond condition at the interface of the constituent
layers of the pavement. Despite this, this phenomenon is still a neglected topic in
projects, and doubts persist even in the scientific environment about its occurrence
and evaluation. The adherence is the ability of two different materials to remain united,
suffering the same deformations when submitted to an external stress. According to
their consideration, this parameter can generate different estimates of pavement
performance and designs. The bond condition considered must be a reflection of the
real behavior of the interfaces and, for this, it is necessary the correct evaluation of
this. Several tests aiming at this determination have already been proposed, but are
focused on the case of two agglutinated layers and difficult to apply to non-agglutinated
layers. In this aspect, this research proposes the evaluation of the bond condition
between a granular material layer and an asphalt concrete layer. A test was also
designed to determine the adherence between the study layers based on interface
shear. For this, a set of molds and a test equipment were developed that can be
mounted on a Universal Testing Machine and allows the application of shear with
normal stress action on the sample. This test allowed to obtain values of shear strength
(𝜏��) and shear reaction modulus (K). The influence of the test temperature, the normal
stress applied and the type of interface treatment used was evaluated. It was verified
that the increase of the temperature leads to the reduction of 𝜏�� and K, while the
increase of the normal stress causes the increase of 𝜏�� and K, as well as the application
of prime coat in relation to the case without its use and, even more, the use of prime
coat plus tack coat compared to the other two treatments. When comparing the results
of K with values of literature used as limits of bonded or unbonded, it was found that
these are together with the limit value indicating non-bonded. Due to, it was found that,
for the evaluated cases, the interface is better characterized as unbonded. Also, were
performed computational simulations, based on the average damage to fatigue, which
indicated that the average damage values obtained with unbonded layers is greater
than that obtained with bonded layers, indicating that the development and use of
products and techniques that provide the adherence can lead to an improvement in
pavement performance. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aderência entre camadas | por |
dc.subject | Cisalhamento de interface | por |
dc.subject | Pavimentação | por |
dc.subject | Bonded between layers | eng |
dc.subject | Interface shear | eng |
dc.subject | Paving | eng |
dc.title | Estudo da influência da condição de aderência entre camadas de pavimentos em seu comportamento mecânico | por |
dc.title.alternative | Study of the influence of the bond condition between pavements layers in their mechanical behavior | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O desempenho dos pavimentos é influenciado por diversos fatores. No
dimensionamento empírico-mecanicista, um destes é a condição de aderência na
interface das camadas constituintes do mesmo. Apesar disto, tal fenômeno ainda hoje
é um tema negligenciado em projetos, persistindo dúvidas mesmo no meio científico
acerca de sua ocorrência e avaliação. A aderência é a capacidade de dois materiais
distintos permanecerem unidos, sofrendo as mesmas deformações quando
submetidos à uma força externa atuante. Conforme sua consideração, este parâmetro
pode gerar estimativas de desempenho de pavimento e, consequentemente, projetos
muito diferentes. A aderência considerada deve ser reflexo do comportamento real
das interfaces e, para isto, é necessária sua correta avaliação. Diversos ensaios
visando tal determinação já foram propostos, sendo voltados, porém, ao caso de duas
camadas aglutinadas e sendo de difícil aplicação para camadas não-aglutinadas.
Neste aspecto, esta pesquisa propõe a avaliação da condição de aderência entre uma
camada de brita graduada simples e uma camada de concreto asfáltico. Foi concebido
um ensaio para determinar a aderência entre as camadas em estudo com base no
cisalhamento da interface. Para tal, foi desenvolvido um conjunto de moldes e um
equipamento de ensaio que pode ser montado em uma prensa UTM e permite a
aplicação do esforço com atuação de tensão normal sobre a amostra. Este ensaio
permitiu obter valores de resistência ao cisalhamento (𝜏) e de módulo de reação ao
cisalhamento (K). Foi avaliado a influência da temperatura de ensaio, da tensão
normal aplicada e do tipo de tratamento utilizado na interface. Constatou-se que o
aumento da temperatura leva à redução de 𝜏 e K, enquanto o aumento da tensão
normal propicia o aumento de 𝜏 e K, assim como a aplicação de imprimação em
relação ao caso sem seu uso e, ainda mais, o uso de imprimação mais pintura de
ligação em relação aos outros dois tratamentos. Ao comparar os resultados de K com
valores de literatura utilizados como limites de aderência ou de não aderência, tevese
que estes se encontram juntos ao valor limite que indica a não aderência. Devido
a isto, teve-se que, para os casos avaliados, a interface é melhor caracterizada como
não aderida. Também foram realizadas simulações computacionais, baseadas no
dano médio à fadiga, que indicaram que os valores de dano médio obtidos com as
camadas não aderidas é maior que aquele obtido com camadas aderidas, indicando
que o desenvolvimento e uso de produtos e técnicas que propiciem a aderência pode
gerar uma melhora no desempenho do pavimento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Deividi da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9639329922610388 | por |
dc.contributor.referee1 | Soares, Jorge Barbosa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9212256013670303 | por |
dc.contributor.referee2 | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8038412953408618 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261814923211080 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |