dc.creator | Souza, Veridiane Bárbara de | |
dc.date.accessioned | 2019-03-18T22:27:34Z | |
dc.date.available | 2019-03-18T22:27:34Z | |
dc.date.issued | 2018-01-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15927 | |
dc.description.abstract | In recent years, due to technological advances, it is possible to form considerable
databases with complete customer information, facilitating the process of segmentation and
individualization in a promotion campaign. This is the basis of direct marketing, known for its
customer orientation. Promotional campaigns are fundamental tools of direct marketing to
improve a company's economic profit, either by acquiring new customers or by generating
additional revenue from existing customers. In the literature, there are several formulations of
direct marketing problem. However, given the combinatorial nature of the problem and the high
volume of data, the problem is classified as NP-hard, and it is relevant to use heuristic methods
to solve it, since it is very difficult to obtain optimal solutions for realistic instances with
thousands of customers in a reasonable period of time. In addition, the inclusion of the effect
of cannibalism between products was not found in the literature, which occurs when the supply
of a product negatively impacts the supply of another similar product from the same company.
Therefore, the objective of this work is to develop and evaluate a heuristic algorithm to solve
the problem of a promotion campaign considering the cannibalism between products,
maximizing customer feedback. The instances used were those available in the literature and
were treated statistically, to simulate the effect of cannibalism between products, by cluster
analysis. Three heuristic algorithms were proposed, one based on Tabu Search, one on Tabu
Search with GRASP, and a third on Tabu Search with GRASP and cannibalism effect. In most
of the tested instances the Tabu Search and GRASP algorithm obtained better results than those
found in the literature, and the algorithm with cannibalism effect showed worsening in most of
the experiments. However, the work proved to be relevant with the results presented, and may
help, with the proposed approach, the organizations for optimization and decision making,
especially those seeking a competitive advantage with a high efficiency in the allocation of
resources. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Marketing direto | por |
dc.subject | Otimização combinatória | por |
dc.subject | Heurística | por |
dc.subject | GRASP | por |
dc.subject | Busca tabu | por |
dc.subject | Direct marketing | eng |
dc.subject | Combinatorial optimization | eng |
dc.subject | Heuristic | eng |
dc.subject | Tabu search | eng |
dc.title | Uma abordagem meta-heurística para o problema de marketing direto considerando o canibalismo entre produtos | por |
dc.title.alternative | A metaheuristic approach for the direct marketing problem considering the cannibalism between products | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, devido aos avanços tecnológicos, é possível formar consideráveis
bancos de dados com informações completas sobre clientes, facilitando o processo de
segmentação e individualização em uma campanha de promoção. Essa é a base do marketing
direto, conhecido pela sua orientação para o cliente. As campanhas de promoção são
ferramentas fundamentais de marketing direto para melhorar o lucro econômico de uma
empresa, seja adquirindo novos clientes ou gerando receita adicional de clientes existentes. Na
literatura, encontram-se diversas formulações de problema de marketing direto. No entanto,
dada a natureza combinatória do problema e do alto volume de dados, o problema é classificado
como NP-difícil, sendo relevante a utilização de métodos heurísticos para sua resolução, visto
que é muito difícil obter soluções ótimas para instâncias realistas com milhares de clientes em
um tempo razoável. Além disso, não foi encontrado na literatura a inclusão do efeito de
canibalismo entre produtos, que ocorre quando a oferta de um produto impacta negativamente
na oferta de outro produto similar de uma mesma empresa. Sendo assim, o objetivo desta
dissertação é desenvolver e avaliar um algoritmo heurístico para resolução do problema de
marketing direto com oferta de produtos considerando o canibalismo entre produtos,
maximizando o feedback de compras dos clientes. As instâncias utilizadas foram as
disponibilizadas na literatura e foram tratadas estatisticamente, para simulação do efeito de
canibalismo entre produtos, pela análise de agrupamentos. Foram propostos três algoritmos
heurísticos, um baseado em Busca Tabu, um em Busca Tabu em conjunto com GRASP e ainda
um terceiro, de Busca Tabu em conjunto com GRASP com efeito de canibalismo. Na maior
parte das instâncias testadas o algoritmo de Busca Tabu e GRASP obteve melhores resultados
do que os encontrados na literatura, e o algoritmo com o efeito de canibalismo apresentou piora
na maior parte dos experimentos realizados. No entanto, o trabalho mostrou-se relevante e
significativo com os resultados apresentados, podendo auxiliar, com a abordagem proposta, as
organizações para otimização e tomada de decisão, principalmente aquelas que buscam
vantagem competitiva com uma alta eficiência na alocação de recursos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Müller, Felipe Martins | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5941686828835081 | por |
dc.contributor.referee1 | Simonetto, Eugênio de Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1853313255345200 | por |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Luciano | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2012931032697595 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1641140019981384 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |