dc.creator | Silva, Marcos Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2019-03-26T13:09:07Z | |
dc.date.available | 2019-03-26T13:09:07Z | |
dc.date.issued | 2018-09-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15963 | |
dc.description.abstract | The materials originated from the recycling of asphalt paving can become an important constructive alternative in the road sector, besides contributing to the sustainability policy. Due to the preservation importance of the raw materials and the significant costs of paving works, it is feasible to analyze economical and sustainable techniques for the implementation or maintenance of highways. The Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) technique finds application, for example, in the construction of bases or sub-bases for pavements. However, there are still no dosing and design methodologies of mixtures of Reclaimed Asphalt Pavement cemented based on rational criteria such as exists in the case of concrete, in which the water/cement ratio plays a fundamental role in obtaining the desired strength. In this sense, the research evaluated, through laboratory tests, the feasibility of the use of mixtures of RAP and stone powder, chemically stabilized with Portland cement CP V-ARI, for the base layers of pavement, correlating the index porosity/volumetric content of cement (𝜂��/𝐶��%) with parameters of stiffness and resistance of the mixtures. The RAP material comes from the BR-392, while the stone materials are of basaltic origin of the Serra Geral formation. For the granulometric stabilization the content of 70% RAP and 30% of stone powder was determined; also, mixtures of cement-aggregate stabilized with the same granulometric curve, made of natural stone materials that served as reference mixtures. Chemical stabilization was 4%, 5% and 6% by volume. With the results of the resistance tests unconfined compressive, splitting tensile, flexural strength and resilient modulus, all with 7 and 28 days of cure, correlations of the mechanical properties with the characteristics of the mixtures were made through the ratio 𝜂��/𝐶��%. The results showed that both, resistance and modules increased linearly with addition amount of cement and exponentially with decreasing of the porosity. The 𝜂��/𝐶��% ratio proved to be an excellent rational criterion for the evaluation of behavior and prediction of resistance and modulus for all the studied mixtures. The mixtures with RAP presented viscoelastic characteristics derived from the asphalt binder inheritance present in their composition. Finally, the satisfactory performance corroborates the possibility of covering the studies and use of these materials. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Material fresado | por |
dc.subject | RAP | por |
dc.subject | BGTC | por |
dc.subject | Referência | por |
dc.subject | Propriedades mecânicas | por |
dc.subject | Porosidade | por |
dc.subject | Teor volumétrico de cimento | por |
dc.subject | 𝜂�������������/𝐶�������������% | por |
dc.subject | Resistência | por |
dc.subject | Rigidez | por |
dc.subject | Cement-aggregate stabilized | eng |
dc.subject | Reference | eng |
dc.subject | Mechanical properties | eng |
dc.subject | Porosity | eng |
dc.subject | Volumetric content of cement | eng |
dc.subject | Resistance | eng |
dc.subject | Stiffness | por |
dc.title | Determinação de parâmetros que influenciam nas propriedades mecânicas de material fresado estabilizado granulométrica e quimicamente para emprego em pavimentação | por |
dc.title.alternative | Determination of parameters influencing mechanical properties of reclaimed asphalt pavement stabilized granulometric and chemically for pavement | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Os materiais originados da reciclagem de pavimentação asfáltica podem se tornar uma importante alternativa construtiva no setor rodoviário, além de contribuir na política de sustentabilidade. Em razão da importância de preservação das matérias primas e aos significativos custos que englobam as obras de pavimentação, torna-se viável a análise de técnicas econômicas e sustentáveis para implantação ou manutenção de rodovias. A técnica de tratamento de material fresado, também conhecido na literatura internacional por Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), encontra aplicação, por exemplo, na construção de bases ou sub-bases para pavimentos. Contudo, ainda não existem metodologias de dosagem e projeto das misturas de fresado e cimento baseadas em critérios racionais como existe no caso do concreto, em que a relação água/cimento desempenha papel fundamental na obtenção da resistência desejada. Nesse sentido, a pesquisa avaliou, por meio de ensaios laboratoriais, a viabilidade da utilização de misturas de RAP e pó de pedra, estabilizadas quimicamente com cimento Portland CP V–ARI, para camadas de base de pavimentos, correlacionando o índice porosidade/teor volumétrico de cimento (𝜂/𝐶%) com parâmetros de rigidez e resistência das misturas. O material fresado é oriundo da BR-392, enquanto os materiais pétreos são de origem basáltica da formação Serra Geral. Para a estabilização granulométrica se determinou o teor de 70% fresado e 30% pó de pedra; também se ajustou misturas de brita graduada tratada com cimento (BGTC) com mesma curva granulométrica, constituída de materiais pétreos naturais que serviram como mistura Referência. A estabilização química foi de 4%, 5% e 6% em volume. Com os resultados dos ensaios de resistência à compressão simples (RCS), resistência à tração por compressão diametral (RTCD), resistência à tração na flexão (RTF) e módulo de resiliência (MR), todos com 7 e 28 dias de cura, foram efetuadas correlações das propriedades mecânicas com as características das misturas através da relação 𝜂/𝐶%. A análise dos resultados demonstrou que as propriedades das misturas aumentaram linearmente com a adição de cimento e exponencialmente com a redução de porosidade. A relação 𝜂/𝐶% mostrou-se um excelente critério racional para avaliação do comportamento e na previsão de resistências e módulos para todas as misturas estudadas. As misturas com RAP apresentaram características viscoelásticas oriundas da herança do ligante asfáltico presente em sua composição. Por fim, o desempenho satisfatório corrobora com a possibilidade de abranger os estudos e utilização destes materiais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cervo, Tatiana Cureau | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8942097635550980 | por |
dc.contributor.referee1 | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8038412953408618 | por |
dc.contributor.referee2 | Albuquerque, Maria da Consolação Fonseca de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0903916161676351 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7087575226968475 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia Civil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |