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dc.creatorGrotto, Luiz Guilherme
dc.date.accessioned2019-03-26T14:18:38Z
dc.date.available2019-03-26T14:18:38Z
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15964
dc.description.abstractIn Brazil, lattice metalic towers are dimensioned to support their own weight, weight of cables or equipments that they have and mainly Wind load. But, even low-intensity dynamic actions can bring such a structure to collapse when excitation frequency is very close to one of tower's natural vibration frequencies. When this occurs, structure goes into resonance and amplitudes of displacements increase significantly. One of ways of controlling amplitudes and prevent a structure from collapsing is to increase its damping, so that energy induced by dynamic load can be dissipated more quickly. In order to evaluate response of structure to these loads, a mechanical model that represents reality is necessary. This work presents a numerical and experimental study about subject, evaluating dynamic properties of a lattice structure of aluminum. Natural frequencies and damping are evaluated experimentally by applying impacts to model. Flexibility of frame connections is changed by changing torque applied to screws and by inserting rubber rings between profiles that make up model. Accelerometers and computer programs are used to measure, receive, and process dynamic response of structure. In this way, first natural frequencies of vibration and damping behavior of structure are determined, latter calculated by logarithmic decrement. Same properties are evaluated in a computational numerical model, where same conditions of experimental stage are applied with aid of a finite element program and a direct integration program using central finite differences. It was observed that introduction of flexible elements increased damping rate of structure to the point of reducing natural frequency of vibration. In addition, it was identified that change in torque did not cause a significant change in dynamic properties of structure without rubber rings in connections, since no slip was observed between profiles.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise dinâmicapor
dc.subjectEstrutura metálica treliçadapor
dc.subjectAmortecimentopor
dc.subjectLigações semirrígidaspor
dc.subjectDynamic analysiseng
dc.subjectLattice structureeng
dc.subjectDamping behavioreng
dc.subjectSemi-rigid connectioneng
dc.titleLigações semirrígidas na análise dinâmica de estruturas metálicas treliçadaspor
dc.title.alternativeSemi-rigid connections in dynamic analylis of lattice structureseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoTorres metálicas treliçadas são dimensionadas no Brasil para suportar o peso próprio, o peso de cabos ou equipamentos que sustentam e principalmente a ação do vento. No entanto, mesmo ações dinâmicas de baixa intensidade podem levar uma estrutura deste tipo ao colapso, quando a frequência da excitação for muito próxima a uma das frequências naturais de vibração da torre. Quando isto ocorre, a estrutura entra em ressonância e as amplitudes dos deslocamentos aumentam significativamente. Uma das maneiras de controlar as amplitudes e evitar que a estrutura entre em colapso é aumentar seu amortecimento, fazendo com que a energia induzida pela ação dinâmica possa ser dissipada mais rapidamente. Para avaliar a resposta da estrutura frente a esses carregamentos é necessário um modelo mecânico que represente a realidade. O presente trabalho traz um estudo numérico e experimental acerca do assunto, avaliando as propriedades dinâmicas de uma estrutura treliçada de alumínio. As frequências naturais e o amortecimento são avaliados experimentalmente através da aplicação de impactos no modelo. A flexibilidade das ligações da estrutura é alterada através da mudança do torque aplicado nos parafusos e com a introdução de anéis de borracha entre os perfis que compõem o modelo. São utilizados acelerômetros e programas de computador para medir, receber e processar a resposta dinâmica da estrutura. Deste modo são determinadas as primeiras frequências naturais de vibração e o amortecimento da estrutura, este último calculado pelo decremento logarítmico. As mesmas propriedades são avaliadas em um modelo numérico computacional, na qual as mesmas condições da etapa experimental são aplicadas com auxílio de um programa de elementos finitos e um programa de integração direta utilizando diferenças finitas centrais. Foi observado que a introdução de elementos flexíveis aumentou a taxa de amortecimento da estrutura a ponto de reduzir a frequência natural de vibração. Além disso, identificou-se que a alteração no torque não provocou uma variação significante nas propriedades dinâmicas da estrutura sem anéis de borracha nas ligações, pois não foi observado deslizamento entre os perfis.por
dc.contributor.advisor1Kaminski Junior, João
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8734131577465605por
dc.contributor.advisor-co1Pinheiro, Marco Antonio Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0065165410800910por
dc.contributor.referee1Souza, Carlos Eduardo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4835041248145487por
dc.contributor.referee2Miguel, Leticia Fleck Fadel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3440258752440406por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7092101361714138por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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