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dc.creatorTelocken, Suelen Geíse
dc.date.accessioned2019-04-03T12:13:05Z
dc.date.available2019-04-03T12:13:05Z
dc.date.issued2018-05-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16045
dc.description.abstractSustainability is present in the university within the different systems that coexist there, being increasingly taken into account for the actions of teaching, research, extension and university management. Therefore, it is extremely important to research the way in which sustainability exerts influence in the management of universities and in their pedagogical sectors. Especially when it comes to non-state public university, which is the case of community universities, which develop essentially educational actions, such as teaching, research and extension, with notorious excellence in their activities. To this scenario is added its strong vocation and social concern, because community universities are formed from the proactivity of societies where the university resides. The objective of this research is to highlight the elements that allow the integration of the sustainability theme from the perspective of contextual, organizational, curricular and pedagogical dimensions in community universities through strategic management. To do this, first, an analytical framework of contextual, organizational, curricular and pedagogical dimensions was adapted to community universities based on strategic management; Afterwards, to reach the objective of this study, questionnaires and interviews with the managers of the community universities were applied. From this, it was tried to evidence the elements that allow the integration of the sustainability theme from the perspective of the contextual, organizational, curricular and pedagogical dimensions in community universities through strategic management, emphasizing as facilitator of the insertion of the theme the community character of these universities. Finally, it was possible to present possibilities of advancement for the integration of sustainability in community universities from the strategic management, especially as far as Comung's role in actions on the theme is concerned.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectHigher education institutionseng
dc.titleEducação para a sustentabilidade na gestão estratégica de universidades comunitáriaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA sustentabilidade está presente na universidade dentro dos diferentes sistemas que lá coexistem, sendo cada vez mais levados em consideração para as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Logo, é de extrema importância pesquisar o modo pelo qual a sustentabilidade exerce influência na gestão das universidades e em seus setores pedagógicos. Principalmente quando se trata de universidade publicas não estatais, que é o caso das universidades comunitárias, que desenvolvem ações essencialmente educacionais, como ensino, pesquisa e extensão, com notória excelência em suas atividades. A este cenário soma-se sua forte vocação e preocupação social, pois universidades comunitárias formam-se a partir proatividade da sociedades onde a universidade residir. O objetivo desta pesquisa é evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica. Para tal, primeiramente, realizou-se uma adaptação de uma estrutura analítica das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica, para universidades comunitárias a partir da gestão estratégica; Após, para atingir o objetivo deste estudo, aplicou-se, questionários e entrevistas com os gestores das universidades comunitárias. A partir disso, procurou-se evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica, destacando-se como facilitador da inserção da temática o caráter comunitário dessas universidades. Por fim, foi possível apresentar possibilidades de avanços para a integração da sustentabilidade em universidades comunitárias a partir da gestão estratégica, principalmente no que tange o protagonismo do Comung quanto a ações sobre a temática.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Marcelo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9922211479866264por
dc.contributor.referee1Figueiró, Paola Schmitt
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2774645447470843por
dc.contributor.referee2Oliveira, Marta Olivia Rovedder de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370991937163803por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408657252942300por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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