dc.creator | Telocken, Suelen Geíse | |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T12:13:05Z | |
dc.date.available | 2019-04-03T12:13:05Z | |
dc.date.issued | 2018-05-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16045 | |
dc.description.abstract | Sustainability is present in the university within the different systems that coexist there, being increasingly taken into account for the actions of teaching, research, extension and university management. Therefore, it is extremely important to research the way in which sustainability exerts influence in the management of universities and in their pedagogical sectors. Especially when it comes to non-state public university, which is the case of community universities, which develop essentially educational actions, such as teaching, research and extension, with notorious excellence in their activities. To this scenario is added its strong vocation and social concern, because community universities are formed from the proactivity of societies where the university resides. The objective of this research is to highlight the elements that allow the integration of the sustainability theme from the perspective of contextual, organizational, curricular and pedagogical dimensions in community universities through strategic management. To do this, first, an analytical framework of contextual, organizational, curricular and pedagogical dimensions was adapted to community universities based on strategic management; Afterwards, to reach the objective of this study, questionnaires and interviews with the managers of the community universities were applied. From this, it was tried to evidence the elements that allow the integration of the sustainability theme from the perspective of the contextual, organizational, curricular and pedagogical dimensions in community universities through strategic management, emphasizing as facilitator of the insertion of the theme the community character of these universities. Finally, it was possible to present possibilities of advancement for the integration of sustainability in community universities from the strategic management, especially as far as Comung's role in actions on the theme is concerned. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Administração | por |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | por |
dc.subject | Instituições de ensino superior | por |
dc.subject | Administration | eng |
dc.subject | Sustainable development | eng |
dc.subject | Higher education institutions | eng |
dc.title | Educação para a sustentabilidade na gestão estratégica de universidades comunitárias | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A sustentabilidade está presente na universidade dentro dos diferentes sistemas que lá coexistem, sendo cada vez mais levados em consideração para as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. Logo, é de extrema importância pesquisar o modo pelo qual a sustentabilidade exerce influência na gestão das universidades e em seus setores pedagógicos. Principalmente quando se trata de universidade publicas não estatais, que é o caso das universidades comunitárias, que desenvolvem ações essencialmente educacionais, como ensino, pesquisa e extensão, com notória excelência em suas atividades. A este cenário soma-se sua forte vocação e preocupação social, pois universidades comunitárias formam-se a partir proatividade da sociedades onde a universidade residir. O objetivo desta pesquisa é evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica. Para tal, primeiramente, realizou-se uma adaptação de uma estrutura analítica das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica, para universidades comunitárias a partir da gestão estratégica; Após, para atingir o objetivo deste estudo, aplicou-se, questionários e entrevistas com os gestores das universidades comunitárias. A partir disso, procurou-se evidenciar os elementos que permitem a integração da temática sustentabilidade sob a perspectiva das dimensões contextual, organizacional, curricular e pedagógica em universidades comunitárias por meio da gestão estratégica, destacando-se como facilitador da inserção da temática o caráter comunitário dessas universidades. Por fim, foi possível apresentar possibilidades de avanços para a integração da sustentabilidade em universidades comunitárias a partir da gestão estratégica, principalmente no que tange o protagonismo do Comung quanto a ações sobre a temática. | por |
dc.contributor.advisor1 | Trevisan, Marcelo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9922211479866264 | por |
dc.contributor.referee1 | Figueiró, Paola Schmitt | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2774645447470843 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Marta Olivia Rovedder de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1370991937163803 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5408657252942300 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Administração | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |