Turismo e sustentabilidade: experiências turísticas memoráveis e práticas sustentáveis
Abstract
Este trabalho teve como objetivo principal analisar a possível relação entre experiências turísticas memoráveis e práticas sustentáveis. Para melhor compreensão do conteúdo foi feita uma revisão teórica sobre: turismo e sustentabilidade, economia da experiência e experiência turística memorável. Por meio de uma pesquisa de cunho quantitativo (método survey), questionários foram aplicados com 421 turistas, sendo possível identificar suas práticas sustentáveis e percepções sobre experiência turística memorável. Além disso, por meio das respostas de uma pergunta aberta foram indicadas possíveis contribuições e aprendizados a partir das experiências dos turistas. Os resultados deste estudo mostraram que a maior parte dos respondentes pratica a sustentabilidade ao viajar a turismo. No entanto, o impacto ambiental não costuma ser considerado no momento do planejamento de suas viagens. Ainda há muito o que evoluir com relação a melhores escolhas e atitudes. Somente por meio de desenvolvimento de práticas sustentáveis será possível alcançar um turismo favorável a todos. No que se refere às percepções sobre a experiência turística memorável, os resultados indicaram que todas as dimensões - hedonismo, novidade, cultura local, conhecimento, renovação, significância e envolvimento - propostas por Kim (2009) foram relevantes. Porém, ainda assim houve diferenças e algumas contribuíram mais que outras para que a experiência se tornasse memorável. O que mais se destacou foi o hedonismo, seguido do conhecimento, envolvimento, novidade, renovação, cultura local e significância. A relação entre experiência turística memorável e práticas sustentáveis foi analisada por meio do coeficiente de correlação de Pearson, o qual identificou correlação significativa entre quase todos os construtos. Apenas não houve correlação significativa entre as práticas sustentáveis e a renovação. Das dimensões da experiência turística memorável, o conhecimento foi o que apresentou maior associação com as práticas sustentáveis. Constatou-se que quanto maior for a experiência turística memorável, mais tende a ocorrer práticas sustentáveis e vice-versa. Pode-se aí concluir que, a partir do momento em que uma empresa facilita experiências turísticas memoráveis, baseadas nos princípios da sustentabilidade, o turista poderá retornar a sua realidade com novos aprendizados, os quais poderão gerar mudanças de atitudes e contribuir para um mundo melhor. Espera-se, assim, que os resultados apresentados sirvam de contribuição não somente para o âmbito acadêmico, mas também aos gestores de organizações turísticas.
Collections
The following license files are associated with this item: