Relações entre estrutura e estratégia de RSC com capacidades dinâmicas: uma proposta de Framework
Abstract
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar as relações existentes entre a Estrutura e Estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) com as Capacidades Dinâmicas. Para o alcance do objetivo geral proposto, inicialmente, buscou-se analisar a gestão dos stakeholders das organizações investigadas. A seguir, procurou-se identificar as práticas de RSC e classifica-las entre reativas e proativas. Após, buscou-se verificar em qual nível de fase da estrutura de RSC as organizações investigadas se encontravam utilizando o modelo proposto por Maon, Lindgreen e Swaen (2010). E, por último, buscou-se compreender a estratégia de RSC utilizada pelas organizações investigadas e utilizando como base a literatura proposta por Sirsly e Lamertz (2008). Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, concretizada por meio de um estudo de caso com múltiplas unidades de análise. Participaram desse estudo três organizações localizadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foram analisados documentos disponíveis nos websites das organizações e realização de entrevistas com os principais colaboradores responsáveis pela área de Responsabilidade Social Corporativa das organizações, sendo o protocolo elaborado à luz dos modelos utilizados. Após, os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). No que se refere aos resultados encontrados, destaca-se que a Alfa por apresentar características do Estágio Estratégico desenvolve a Capacidade de Aprender. A Beta por estar em um estágio que é considerado de transição Estágio de Cuidado possui a Capacidade de Interação já bem definida, mas, devido as suas particularidades, começa a apresentar características relativas da Capacidade de Aprender. Por fim, a Gama por estar em estágio de maior evolução e manifestar atributos tanto do Estágio Estratégico como do Estágio de Transformação já consegue desenvolve tanto a Capacidade de Aprender como a Capacidade de Mudança. Logo, por meio da aplicação do modelo proposto é possível concluir que não necessariamente uma organização precisa apresentar características apenas de um estágio ou de uma capacidade, ela pode apresentar características de dois ou mais estágios bem como estar em uma fase de transição entre as capacidades e apresentar características de mais de uma capacidade. Portanto, Capacidades Dinâmicas de RSC ou conforme foi denominado nesse estudo RSC Dinâmica é necessária quando uma organização passa por um processo de amadurecimento das questões de RSC e passa de um estágio para outro. Também, mesmo encontrando e classificando as práticas/ações de RSC proativas das organizações, verifica-se que nenhuma organização é totalmente proativa, caso contrário não existiria a necessidade de aprendizado para o desenvolvimento de capacidades dinâmicas para se estabelecer relações com a sociedade. De modo geral, as abordagens teóricas que serviram como fundamentos para o desenvolvimento da presente pesquisa, juntamente com as constatações empíricas encontradas trouxeram contribuições tanto para o contexto acadêmico quanto para o contexto empresarial.
Collections
The following license files are associated with this item: