Como a nação Oyó produz sua história? os fundamentos negociados na prática do batuque
Resumo
O presente estudo teve por objetivo pesquisar uma família de santo composta por
dois terreiros de Batuque da nação Oyó na cidade de Alegrete/RS. O objetivo central
tratou da forma como a comunidade dos terreiros produz sua própria história através
de mecanismos de negociação da tradição. Tal processo de negociação ocorre
quando os fundamentos religiosos precisam ser flexibilizados em virtude de
diferentes fatores. A tradição possui mecanismos próprios de codificação e
decodificação, e foi aferido que, nos terreiros observados, esses mecanismos
funcionam em uma triangulação de forças, na qual estão implicadas diferentes
agentividades: a agentividade do invisível, que são os orixás e os espíritos dos
ancestrais falecidos; a agentividade dos mais velhos, detentores da autoridade
dentro dos terreiros; e os fatores externos, que podem ser desde proibições legais
às práticas do culto, pobreza circunstancial e oscilação de preços e disponibilidade
de mercado dos itens necessários aos rituais. Quando essas forças são acionadas,
a tradição pode ser modificada, e essas mudanças, que ficam impressas na
memória das pessoas, produzem as histórias individuais e coletivas que dão forma à
identidade dos terreiros.
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