Avaliação do comportamento da retrorrefletividade em rodovia com micro revestimento asfáltico à frio
Resumo
Mais de um milhão de pessoas perdem a vida anualmente ao redor do mundo em decorrência de acidentes de trânsito. No Brasil, essa epidemia custa aos cofres públicos 56 bilhões anuais. Mais da metade dos acidentes fatais no Rio Grande do Sul ocorrem em períodos da noite ou madrugada, porém, menos de um terço dos deslocamentos ocorrem nestes horários. Considerando tais afirmativas, os dispositivos de segurança viária atuantes em períodos com ausência da luz solar devem ser efetivos, a fim de proporcionar segurança aos usuários das rodovias. Os principais dispositivos atuantes nestes períodos são as demarcações viárias e placas retrorrefletivias. Com isso, o objetivo desta pesquisa é realizar o acompanhamento dos índices retrorrefletivos das demarcações viárias aplicadas sobre um trecho da BR-287, localizado na cidade de Santa Maria – RS. A superfície do pavimento é dotada de MRAF. O trabalho consistiu no acompanhamento de retrorrefletividade e textura superficial do trecho durante dois anos. Os resultados expuseram que essas demarcações aplicadas sobre este tipo de revestimento tende a apresentar valores de retrorrefletividade inferiores aos demais, porém, com a mesma taxa de degradação, 0,01% ao dia. Os valores de retrorrefletividade tendem a cair mais rapidamente nos primeiros dias de vida, apresentando um pico próximo dos 30 dias e, após isso, voltam a cair de forma suave até apresentarem uma assíntota horizontal. Não foi constatada influencia da precipitação nos valores de retrorrefletividade nesta pesquisa, já que no trecho de estudo havia pouca solicitação das linhas frente ao atrito com os pneus de veículos. O sentido de medição não interfere nos resultados de retrorrefletividade em locais onde a velocidade de pintura foi baixa. As demarcações brancas apresentam, em média, valores 30% maiores de retrorrefletividade frente às demarcações amarelas. As demarcações apresentaram valores de retrorrefletividade 50% menores quando medidas com equipamento de geometria igual a 30m quando comparados aos valores medidos com geometria de 15m. Quando úmidas, as demarcações perdem cerca de 80% de sua capacidade retrorrefletiva. A limpeza periódica das demarcações se mostrou benéfica para os índices de retrorrefletividade. Foi evidenciado que a macrotextura do pavimento está ligada de forma direta com a retrorrefletividade das demarcações, classes mais fechadas apresentam maiores valores de retrorrefletividade. A microtextura das demarcações também apresentou influência sobre as propriedades retrorrefletivas. Além disso, o estudo determinou como taxa ótima de aplicação de microesferas de vidro 325g/m² pintado, diferente do que consta hoje no SICRO 250g/m².
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