dc.creator | Pereira, Ohanna Larissa Fraga | |
dc.date.accessioned | 2019-05-02T12:53:55Z | |
dc.date.available | 2019-05-02T12:53:55Z | |
dc.date.issued | 2018-12-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16347 | |
dc.description.abstract | Studies of the decision-making behavior of individuals in the Economis are progressively
diverging from the reductionist view of the mainstream conception of the homo economicus. In
this context, Behavioral Economics advances as an alternative to this approach, assuming that
the limited rationality of agents leads them to simplifying rules in decision making, called
heuristics. Tversky and Kahneman mapped three main heuristics, one of which is the anchoring
and adjustment heuristic, which occurs when the final estimate of the agent is based on a put
anchor, which is still insufficiently adjusted to produce a final biased response. The main
objective of this work is to analyze the effects of this heuristic on numerical estimates of
consumption items of the general population investigated and among the Low, Medium and
High socioeconomic Strata of the individuals from Fortaleza. For that, an empirical research
was carried out through the application of questionnaires with agents belonging to the three
socioeconomic strata cited, with subsequent analysis according to the statistical procedures
proposed by Jacowitz and Kahneman. The results indicated a great influence of the anchoring
effect on the decisions of the Fortaleza’s agents, especially of the low anchors. The Lower
Stratum was more influenced by the anchors than the Middle, which, in turn, suffered greater
influence than the High. The items common to the consumption basket of all strata had lower
Anchoring Indices, while goods and services with higher consumption inequalities showed
higher indices in the Lower Stratum, intermediate in the Middle Stratum and lower in the High
Stratum. In addition, it was possible to identify that the agents confidence in their estimations
has a direct relation with the anchoring effect, so that the individuals more uncertain about their
estimates suffered a greater effect of the anchors, while the more confident ones obtained
visibly lower anchoring indices, although significant. Thus, the data revealed that the
socioeconomic stratification is capable of affecting the numerical estimates of the individuals
through the anchoring heuristic and adjustment in the consumption environment. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Heurística da ancoragem e ajustamento | por |
dc.subject | Estratificação socioeconômica | por |
dc.subject | Comportamento do consumidor | por |
dc.subject | Anchoring and adjustment heuristic | eng |
dc.subject | Socioeconomic stratification | eng |
dc.subject | Consumer behavior | eng |
dc.title | Heurística da ancoragem e ajustamento em estimativas numéricas de bens de consumo: uma aplicação considerando a estratificação socioeconômica dos agentes no município de Fortaleza - CE | por |
dc.title.alternative | Anchoring and adjustment heuristic in numerical estimates of consumer goods: an application considering the socioeconomic stratification of agents in the municipality of Fortaleza - CE | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Os estudos acerca do comportamento decisório dos indivíduos na Economia vêm desviandose,
progressivamente, da visão reducionista da concepção mainstream pautada no homo
economicus. Nesse contexto, a Economia Comportamental avança como uma alternativa à essa
abordagem, pressupondo que a racionalidade limitada dos agentes os conduz a regras
simplificadoras na tomada de decisão, chamadas de heurísticas. Tversky e Kahneman
mapearam três heurísticas principais, uma delas é a heurística da ancoragem e ajustamento, que
ocorre quando a estimativa final do agente se baseia em uma âncora posta, que segue ajustada
insuficientemente produzindo uma resposta final viesada. O objetivo principal deste trabalho é
analisar os efeitos dessa heurística em estimativas numéricas de itens de consumo da população
geral investigada e entre os estratos socioeconômicos baixo, médio e alto dos indivíduos
fortalezenses. Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica mediante aplicação de
questionários com agentes pertencentes aos três estratos socioeconômicos citados, com
posterior análise nos moldes dos procedimentos estatísticos propostos por Jacowitz e
Kahneman. Os resultados indicaram uma grande influência do efeito ancoragem nas decisões
dos agentes fortalezenses, sobretudo das âncoras baixas. O Estrato Baixo foi mais influenciado
pelas âncoras que o Médio, que, por sua vez, sofreu maior influência que o Alto. Os itens
comuns à cesta de consumo de todos os estratos apresentaram Índices de Ancoragem mais
baixos, enquanto os bens e serviços com maiores desigualdades de consumo, apresentaram
índices maiores no Estrato Baixo, intermediários no Estrato Médio e menores no Estrato Alto.
Além disso, foi possível identificar que a confiança dos agentes em suas estimativas possui
relação direta com o efeito ancoragem, de modo que os indivíduos mais incertos quanto às suas
estimativas sofreram um maior efeito das âncoras, enquanto os mais confiantes obtiveram
índices de ancoragem visivelmente menores, ainda que significativos. Assim, os dados
revelaram que a estratificação socioeconômica é capaz de afetar as estimativas numéricas dos
indivíduos por meio da heurística de ancoragem e ajustamento no ambiente de consumo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Martinelli Júnior, Orlando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8023812422838607 | por |
dc.contributor.referee1 | Rohenkohl, Júlio Eduardo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1171683006014352 | por |
dc.contributor.referee2 | Marin, Solange Regina | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9493893517579935 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0562383471261039 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Economia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |