As dimensões e o uso do conhecimento na empresa: uma aplicação do modelo de Nonaka e Takeuchi (N&T) com a lógica fuzzy
Abstract
O objetivo deste trabalho é compreender como a interconexão entre as dimensões (tácita e explícita) do conhecimento impactam nas dimensões da gestão, no seu grau de maturidade, bem como na relevância para a geração de capacidades competitivas organizacionais. Neste particular, entende-se como maturidade da gestão de conhecimento a capacidade das firmas em criar e exercitar (em maior ou menor grau) as competências necessárias para gerir o conhecimento internamente. Enfatizam-se os incentivos para a sua criação e difusão, verificados no âmbito das empresas. Esse recorte temático se justifica pela relevância do conhecimento, concebido como um ativo intangível, necessário para engendrar inovações. Para atender os objetos da pesquisa, foi realizada uma revisão teórica heterodoxa que trata do conceito de conhecimento organizacional. É adotado o modelo teórico de Nonaka e Takeuchi (N&T), de gestão de conhecimento organizacional. Com base na lógica de conjuntos fuzzy, faz-se a aplicação empírica desse modelo em empresas segmentadas pelo tamanho (pequeno, médio e grande). As evidências empíricas apontam que as pequenas e médias empresas possuem uma maturidade de gestão de conhecimento menor em comparação com as grandes empresas. No entanto, mesmo nas grandes empresas, essa gestão de conhecimento, ainda se encontra em patamares medianos. Os resultados evidenciam que é necessário a estruturação e aplicação de modelos de gestão de conhecimento nas empresas brasileiras.
Collections
The following license files are associated with this item: