Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Caroline Turchiello da
dc.date.accessioned2019-05-29T15:26:27Z
dc.date.available2019-05-29T15:26:27Z
dc.date.issued2016-03-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16696
dc.description.abstractIn the present work I seek to discuss about the body in performance as an experience that enables the spread of the ways to see / feel the self and the other. This is a research-art through a poetic on dance and performance art. I approach the performance as an artistic practice that allows to problematize the way how the bodies are built and the ways of looking and being looked at by those bodies that are made. Therefore I seek an approximation of areas of knowledge like Somatic Education and Visual Culture Studies. The first one besides being used as a body preparation during the research, allows important reflections about the body opposing dichotomy body and mind, admitting to be expanded proprioception, perception and with them the expressiveness. The second area with regard to the images that are produced in the performative acts, as well as those that were chosen-(re)created in the present work. Images that are capable to affect the subject that produces them as well as the one who allows her/himself to be affected by them. The development of performances and the reflection about them is the motto of the work for which the experience is established. In this way, the methodology of the work admitted the practice as a research, that is why, i use the assumptions of Somatic-Performative Research, formulated by Fernandes (2012, 2014, 2015). Thus, the textual elaboration triggered a performative writing that aims to present the methodological paths followed in the investigative process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPerformance artepor
dc.subjectDançapor
dc.subjectEducação somáticapor
dc.subjectPesquisa somático-performativapor
dc.subjectPerformance arteng
dc.subjectDanceeng
dc.subjectSomatic educationeng
dc.subjectSomatic-performative researcheng
dc.titleHabitar somático: um corpo que abre os poros para ver (-se) a partir de sua dança/performancepor
dc.title.alternativeDwell somatic: a body that opens the pores to see (itself) from your dance/performanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo presente trabalho busco discutir a respeito do corpo em performance como uma experiência que propicia a ampliação das formas de ver/sentir a si próprio e ao outro. Tratase de uma pesquisa-arte por meio de uma poética em dança e performance arte. Abordo a performance como prática artística que permite problematizar a forma como constroem-se os corpos e as maneiras de olhar e ser olhado por esses corpos que são constituídos. Para tanto busco uma aproximação de áreas do conhecimento como a Educação Somática e os Estudos da Cultura Visual. A primeira além de ser utilizada como preparação corporal durante a pesquisa, permite importantes reflexões a respeito do corpo opondo-se à dicotomia corpo e mente, admitindo que sejam expandidas propriocepção, percepção e com isso a expressividade. A segunda área diz respeito às imagens que são produzidas nos atos performativos, bem como as que foram escolhidas-(re)criadas no presente trabalho. Imagens que são capazes de afetar o sujeito que as produz assim como aquele que permite-se afetar pelas mesmas. O desenvolvimento de performances e a reflexão sobre as mesmas é o mote do trabalho pelo qual a experiência se estabelece. Neste sentido, a metodologia do trabalho admitiu a prática como pesquisa, por isso, utilizo os pressupostos da Pesquisa Somático-Performativa, formulada por Fernandes (2012, 2014, 2015). Assim sendo, a elaboração textual desencadeou uma escrita performativa que pretende apresentar os caminhos metodológicos percorridos no processo investigativo.por
dc.contributor.advisor1Biancalana, Gisela Reis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704025010266511por
dc.contributor.advisor-co1Valle, Lutiere Dalla
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7210555983862366por
dc.contributor.referee1Fernandes, Ciane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2276710235171349por
dc.contributor.referee2Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009964906772780por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International