dc.creator | Silva, Caroline Turchiello da | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T15:26:27Z | |
dc.date.available | 2019-05-29T15:26:27Z | |
dc.date.issued | 2016-03-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16696 | |
dc.description.abstract | In the present work I seek to discuss about the body in performance as an experience that
enables the spread of the ways to see / feel the self and the other. This is a research-art
through a poetic on dance and performance art. I approach the performance as an artistic
practice that allows to problematize the way how the bodies are built and the ways of looking
and being looked at by those bodies that are made. Therefore I seek an approximation of
areas of knowledge like Somatic Education and Visual Culture Studies. The first one besides
being used as a body preparation during the research, allows important reflections about the
body opposing dichotomy body and mind, admitting to be expanded proprioception,
perception and with them the expressiveness. The second area with regard to the images
that are produced in the performative acts, as well as those that were chosen-(re)created in
the present work. Images that are capable to affect the subject that produces them as well as
the one who allows her/himself to be affected by them. The development of performances
and the reflection about them is the motto of the work for which the experience is
established. In this way, the methodology of the work admitted the practice as a research,
that is why, i use the assumptions of Somatic-Performative Research, formulated by
Fernandes (2012, 2014, 2015). Thus, the textual elaboration triggered a performative writing
that aims to present the methodological paths followed in the investigative process. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Performance arte | por |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Educação somática | por |
dc.subject | Pesquisa somático-performativa | por |
dc.subject | Performance art | eng |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Somatic education | eng |
dc.subject | Somatic-performative research | eng |
dc.title | Habitar somático: um corpo que abre os poros para ver (-se) a partir de sua dança/performance | por |
dc.title.alternative | Dwell somatic: a body that opens the pores to see (itself) from your dance/performance | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | No presente trabalho busco discutir a respeito do corpo em performance como uma
experiência que propicia a ampliação das formas de ver/sentir a si próprio e ao outro. Tratase
de uma pesquisa-arte por meio de uma poética em dança e performance arte. Abordo a
performance como prática artística que permite problematizar a forma como constroem-se
os corpos e as maneiras de olhar e ser olhado por esses corpos que são constituídos. Para
tanto busco uma aproximação de áreas do conhecimento como a Educação Somática e os
Estudos da Cultura Visual. A primeira além de ser utilizada como preparação corporal
durante a pesquisa, permite importantes reflexões a respeito do corpo opondo-se à
dicotomia corpo e mente, admitindo que sejam expandidas propriocepção, percepção e com
isso a expressividade. A segunda área diz respeito às imagens que são produzidas nos atos
performativos, bem como as que foram escolhidas-(re)criadas no presente trabalho.
Imagens que são capazes de afetar o sujeito que as produz assim como aquele que
permite-se afetar pelas mesmas. O desenvolvimento de performances e a reflexão sobre as
mesmas é o mote do trabalho pelo qual a experiência se estabelece. Neste sentido, a
metodologia do trabalho admitiu a prática como pesquisa, por isso, utilizo os pressupostos
da Pesquisa Somático-Performativa, formulada por Fernandes (2012, 2014, 2015). Assim
sendo, a elaboração textual desencadeou uma escrita performativa que pretende apresentar
os caminhos metodológicos percorridos no processo investigativo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Biancalana, Gisela Reis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0704025010266511 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Valle, Lutiere Dalla | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7210555983862366 | por |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Ciane | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2276710235171349 | por |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2009964906772780 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |