Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Alessandra Cacenot da
dc.date.accessioned2019-06-10T20:57:36Z
dc.date.available2019-06-10T20:57:36Z
dc.date.issued2018-10-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16856
dc.description.abstractThe present research aims to analyse and to interpret how the axiological and conceptual relation between Physical Education and Nursery School it configures from thematic children; childhood; Nursery Education; play; body; movement, on production contextualized of the authors choose - André Silva Mello, Elenor Kunz, Marcia Buss-Simão, Marynelma Carmargo Garanhani. On theoretical research, we used as methodology the technic of hermeneutic trough comprehension and reinterpretation of author conceptions about the themes above. As results, we diagnosed that despite individualities of each author there is proximity in their conceptions and trough these the children and childhood conceptions are central for this affinity. Because the same starting points resembles to individual and specific unfolding. In special, all of them critics the objectification to look for prepare to future (sequence of school and job market) and for adult life. In addition, they defends that the Nursery Education is a space of interaction and play.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectNursery schooleng
dc.subjectChildeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectPlayeng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectMovementeng
dc.titleBrincar, corpo e movimento na educação infantil pelo olhar de alguns pesquisadores da educação físicapor
dc.title.alternativePlay, body and moviment on nursery school from view of some physical education researcherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar e interpretar como se configura as relações axiológicas e conceituais entre Educação Física e Educação Infantil pelas temáticas criança, infância, Educação Infantil, brincar, corpo e movimento, nas produções contextualizadas dos autores escolhidos; André Silva Mello, Elenor Kunz, Marcia Buss-Simão, Marynelma Camargo Garanhani. Sendo uma pesquisa teórica, utilizamos como metodologia a técnica da hermenêutica por meio da compreensão e reinterpretação das concepções dos autores referentes as temáticas citadas acima. Por meio desta pesquisa pudemos diagnosticar que, apesar das individualidades de cada autor, há proximidade de forma geral em relação às concepções dos autores escolhidos, e que por meio desta, as concepções de criança e infância são a centralidade desta afinidade, pois se assemelham os mesmos pontos de partida para os desdobramentos individuais e específicos. Em especial, todos criticam a objetivação da busca por um preparo para o futuro (próximos níveis de ensino e mercado de trabalho) e para a vida adulta, defendendo uma visão que a Educação Infantil é um espaço de interação e do brincar.por
dc.contributor.advisor1Camargo, Maria Cecília da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651158378681076por
dc.contributor.advisor-co1Kunz, Elenor
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451631464832830por
dc.contributor.referee1Costa, Leandra Costa da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430859040956984por
dc.contributor.referee2Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2732121599274507por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230008356488109por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International